Metade das tentativas de infecção de aparelhos Android acontece no Sudeste

Por Redação | 23 de Novembro de 2015 às 15h02

A empresa de segurança digital PSafe divulgou o 1º Mapa de Ameaças Digitais do Brasil que mostra tentativas de infecção por malware em todo território nacional. Segundo os dados levantados, quase metade das quatro milhões de tentativas de infecção por malware registradas em dispositivos Android no Brasil, em outubro, está localizada na região Sudeste do país. Foram bloqueadas 1,9 milhões de ameaças nos Estados de São Paulo Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo através do aplicativo PSafe Total Android.

Seguido da região Sudeste, o Nordeste é o que mais concentra ameaças, com 26,8% do total. Completam a lista a região Sul, com 10,2%, Norte, com 7,6%, e Centro-Oeste, com 7,2%. Já no ranking por Estados, São Paulo possui mais de um quarto das ameaças, com 27,4%. Esse número representa quase 1,1 milhão de tentativas em aparelhos com o sistema móvel do Google. Completam a lista dos 10 primeiros: Rio de Janeiro (11,3%), Minas Gerais (7,9%), Bahia (6,8%) e Pernambuco (5,5%); Paraná (4,6%); Piauí (3,9%); Rio Grande do Sul (3,3%);Pará (3,3%) e Goiás (2,7%).

Segundo Marco DeMello, CEO da PSafe, "nosso país ocupa a terceira posição em ataques de hackers a celulares móveis e é a segunda nação mais contaminada com URLs maliciosas, números que mostram a importância de se criar no Brasil uma cultura de segurança virtual com a manutenção de dispositivos seguros".

Foram coletados dados a partir das tentativas de ataques barradas pelo PSafe Total Android para a realização do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil. Atualmente, o aplicativo possui mais de 52 milhões de downloads e 20 milhões de usuários ativos. O índice, divulgado mensalmente pela PSafe, traz estatísticas nacionais sobre o setor de segurança digital do Brasil.

O Trojan foi a ameaça mais bloqueada pelo aplicativo da PSafe. Ele acumulou mais de 51,8% das infecções no mês de outubro. De acordo com DeMello, "trata-se de uma porta para uma série de outras ameaças mais sérias à segurança dos usuários de dispositivos conectados". Os Adwares também obtiveram uma parcela considerável, com 38,8%.

Mapas de ameaças digitais do Brasil

Fonte: TI Inside

Fonte: http://convergecom.com.br/tiinside/seguranca/mercado-seguranca/23/11/2015/sudeste-concentra-metade-das-tentativas-de-infeccao-por-malware-em-dispositivos-android-no-brasil/