Mastercard lança solução de pagamentos com biometria e reconhecimento facial

Por Redação | 29.11.2016 às 19:31
photo_camera Divulgação

A empresa de pagamentos Mastercard começou a testar no Brasil uma nova solução para facilitar a vida do usuário quanto aos pagamentos digitais. Baseada em biometria e reconhecimento facial, a Mastercard Identity Check, que já existe em 14 países, funciona através de smartphones, tablets e computadores conectados à internet.

De acordo com Valério Murta, vice-presidente de produtos e soluções Mastercard e Cone Sul, a solução pode ajudar a reduzir o abandono de carrinhos em aproximadamente um terço. Ela substitui o tradicional modelo de autenticação por meio de senhas, e ajuda a evitar que o consumidor esqueça dados importantes na hora de fechar a compra. "A tecnologia é praticamente transparente e pode ser implantada tanto via co-branded com a Mastercard como via banco", informou o executivo.

Além da facilidade, a tecnologia também traz mais segurança ao cliente. “Apesar de os entrevistados terem boa idéia da importância de proteger seus dados pessoais e de realizar transações on-line seguras, eles mantêm hábitos de risco, como não mudar a senha ou consultar informações confidenciais on-line em locais públicos”, explicou Murta.

“As novas tecnologias (cartões com chip e sem contato, por biometria, impressões digitais e reconhecimento de voz, etc.) são amplamente aceitas pelos consumidores e essas tecnologias ajudarão com certeza a combater os perigos detectados de forma proativa”, acrescentou.

Inclusive, há alguns dados interessantes coletados pela empresa acerca dos pagamentos:

  • 75% dos pagamentos são feitos por cartão na América Latina;
  • 64% dos pagamentos são feitos por cartão no Brasil;
  • 61% dos brasileiros entrevistados não mudam suas senhas ao acessarem suas contas online (mesmo ao acessarem sites públicos);
  • 91% confiam que as novas tecnologias móveis protegem informações financeiras;
  • 46% além de si mesmos, confiam no seu banco;
  • 90% dos brasileiros estariam dispostos a fazer o necessário para incorporar novas tecnologias de pagamentos como a biometria;
  • 85% dos brasileiros entrevistados desejam que todas as lojas permitam o pagamento sem toque;
  • 63% dos brasileiros entrevistados usam pagamentos digitais em seus celulares;
  • 68% comparariam a utilização de pagamentos biométricos a filmes de ficção científica.

Estas informações foram divulgadas durante o Fórum de Inovação da Mastercard para a América Latina e Caribe. De acordo com os organizadores do evento, a ideia é repensar e transformar a experiência do usuário na era da hiperconectividade.

Via E-Commerce Brasil