Maioria das empresas escolhe o banco de acordo com sua reputação de segurança

Por Redação | 04 de Abril de 2016 às 21h29

82% das empresas no Brasil levam a reputação da segurança nas transações como um critério essencial na hora de decidir com qual instituição bancária trabalhar. Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab nesta segunda-feira (4). A empresa, que atua na área de cibersegurança desde 1997 constatou que os bancos que adotam a segurança como prioridade saem na vantagem tanto na manutenção dos clientes quanto na conquista de novas contas empresariais.

Outro dado relevante levantado nesse estudo mostrou que 98% das companhias brasileiras contam com o Internet Banking em suas atividades diárias, uma vez que o tempo de resposta dessa modalidade de transação é mais rápido, além de proporcionar redução nos custos operacionais. Por outro lado, confiar na internet para realizar transferências de valores e pagamentos diversos pode expor a empresa a fraudes virtuais - e por esse motivo a segurança das transações é o que determina a escolha pela instituição.

Mesmo em tempos de crise econômica, 84% das pessoas jurídicas do Brasil se mostraram dispostas a pagar mais caro para trabalhar com um banco que tenha uma política de segurança mais rígida e um bom histórico nessa área. Com isso em mente, metade das organizações pesquisadas também declarou que acredita ser necessário melhorar suas práticas para proteger as transações financeiras feitas via Internet Banking.

Ross Hogan, chefe global da divisão de prevenção de fraudes da Kaspersky Lab, concorda. “Apesar de todas as vantagens, isso [a informatização das interações] torna os processos bancários vulneráveis, e qualquer comprometimento da infraestrutura de TI pode resultar em uma enorme perda de dados ou, pior ainda, graves prejuízos financeiros e de reputação”. O especialista acredita que “é fundamental que os bancos também se comportem mais como se fossem empresas de TI e, ao desenvolver e fornecer seus serviços, priorizem a segurança”.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.