Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lista de fabricantes com spyware no Android tem Blu e Lenovo

Por| 20 de Dezembro de 2016 às 17h51

Link copiado!

Lista de fabricantes com spyware no Android tem Blu e Lenovo
Lista de fabricantes com spyware no Android tem Blu e Lenovo
Tudo sobre Lenovo

Muitos usuários de Android sabem que o sistema do Google não é o mais seguro contra ataques de softwares e apps maliciosos que buscam capturar os dados do usuário - também, sendo a plataforma com o maior número de usuários, isso era de se esperar. Entretanto, denúncias recentes apontaram que celulares que vinham com o software chinês Adups já tinham mecanismos de spyware vindos de fábrica.

Este ano, a empresa de segurança Kryptonware divulgou que os apps pré-instalados da Adups, que facilitam as atualizações automáticas de apps no Android, estariam espionando informações de usuários em smartphones da marca asiática BLU. Entretanto, parece que outras marcas também estão envolvidas neste "rolo".

A Trustlook, outra companhia de segurança digital, divulgou esta semana mais detalhes sobre o uso do Adups, que pode ser capaz de vasculhar informações privadas dos usuários, e o alcance destes apps podem chegar a 700 milhões de usuários, indo além da Blu e atingindo aparelhos de marcas como Lenovo e ZTE.

De acordo com a Trustlook, estas centenas de milhões de pessoas que tem o Adups instalado em seu smartphone podem correr o risco de ter suas mensagens de texto, histórico de chamadas e informações do dispositivo coletadas sem seu conhecimento ou consentimento.

Continua após a publicidade

Até o momento, entretanto, o Blu R1 HD foi o primeiro aparelho em que foi confirmado o uso inadequado, em que o Adups estava enviando informações dos usuários para a desenolvedora do software. Entretanto, agora fica no ar a dúvida se outros aparelhos também sofreram com esta invasão.

Para quem tem aparelhos destas marcas, o melhor no momento é ficar de olho em atualizações de segurança para o Android. Vale lembrar também que boa parte dos aparelhos afetados foram modelos de entrada e intermediários no mercado chinês, mas de qualquer forma, é sempre bom ficar atento.

Fonte: BGR