Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 14 | Golpe promete descontos de pré-venda para roubar cartões e senhas

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Setembro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Iphone 13
Iphone 13
Tudo sobre Apple

O tão esperado iPhone 14 deve ser anunciado apenas nesta quarta-feira (7) em um evento oficial da Apple, mas já está sendo usado desde o final de agosto como isca pelos bandidos. A partir de mais de nove mil sites fraudulentos, os criminosos estão de olho em dados de cartões de crédito e credenciais de acesso aos serviços da Maçã.

Trata-se de uma alternativa de golpe conhecido, mas com novas artimanhas, conforme relatado pela empresa de segurança digital Kaspersky. A tentativa de fraudar informações de pagamento costuma ser comum, mas agora aparece acompanhada da possibilidade de intrusão da conta que, no caso da Apple, pode dar acesso a fotos, dados pessoais, compras na App Store e até vazamento de informações confidenciais ou sensíveis.

Ao realizarem a investida, os criminosos pedem informações de cartão de crédito para que a encomenda do celular possa ser realizada e, também, a Apple ID do cliente. Uma página que simula a aparência do domínio real da Maçã chega a ser exibida, dando maior aparência de legitimidade ao golpe, enquanto informações falsas de verificação indicam que tudo deu certo — no caso, para os criminosos, que passam a ter acesso a todos os dados do usuário e ainda geram prejuízo a ele, que fica sem celular e sob risco de vazamento, extorsão e fraude.

Continua após a publicidade

O total de páginas falsas foi detectado em apenas 15 dias e mostram, também, um interesse maior no iPhone 14 em relação a outros produtos de consumo bastante procurados. Apenas em 25 de agosto, por exemplo, foram 1.023 páginas falsas registradas usando termos relacionados ao novo smartphone, o dobro da média diária de detecções registrada em um período que, por si só, já mostrava aceleração.

Segundo Fabio Assolini, chefe da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina, um golpe semelhante também foi detectado no final de 2020, na aproximação do lançamento do PlayStation 5, assim como na chegada de filmes como Viúva-Negra e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Em todos, a desatenção do usuário é a principal arma, enquanto a promessa de acesso antecipado ou valores menores servem como isca.

Dicas para evitar o golpe do iPhone 14

Continua após a publicidade

A atenção é a principal recomendação dos especialistas para não cair em fraudes desse tipo. Antes de realizarem uma compra, os usuários devem sempre observar se o site acessado é legítimo, com domínio correspondente ao oficial. Erros de ortografia, problemas de visualização e falhas de carregamento podem ser indicativos de que há algum problema.

Além disso, um pouco de pesquisa pode ajudar a detectar fraudes assim. Neste caso específico, não há pré-venda disponível para o iPhone 14 uma vez que o smartphone somente será apresentado nesta semana, com as encomendas vindo depois; qualquer oferta contrária, principalmente se envolver valores mais baixos que os oficiais da Apple, é um provável golpe.

Desconfiar de links que cheguem por e-mail, mensageiros instantâneos ou redes sociais também é um bom caminho para segurança. Evite clicar, baixar aplicativos ou entregar informações em sites desse tipo, mesmo que eles tenham sido enviados por contatos conhecidos. Na dúvida, procure páginas oficiais e serviços legítimos.