IBM anuncia serviço de segurança analítica para a nuvem

Por Redação | 30.04.2015 às 09:49

A IBM anunciou que está trazendo sua tecnologia de Inteligência de Segurança QRadar para o ambiente de cloud computing, proporcionando às empresas a possibilidade de priorizarem rapidamente ameaças reais e liberar recursos críticos para combater ataques cibernéticos. Os serviços anunciados pela companhia norte-americana estão disponíveis para clientes corporativos através do modelo de SaaS, com o opcional do IBM Security Managed Services para maior flexibilidade para os profissionais que atuam com segurança.

Segundo a Big Blue, as organizações globais lidam com uma média de 91 milhões de eventos de segurança em potencial a cada ano e isso cria um vasto volume de dados que precisam ser armazenados e analisados. Com uma solução e segurança analítica na nuvem as empresas contam com a simplicidade de uma implementação hospedada combinada com capacidades analíticas e serviços de segurança necessários para monitorar ambientes de TI.

Ao todo, a IBM anunciou dois serviços baseados na nuvem: o IBM Security Intelligence e o Gestão Log Intelligent. Através do IBM Security Intelligence, as organizações podem, com maior facilidade, determinar se eventos relacionados à segurança são anomalias simples ou ameaças potenciais. A solução é construída como um serviço na nuvem usando o IBM QRadar, o que proporciona às empresas a possibilidade de correlacionar rapidamente os dados de eventos de segurança como informações sobre a ameaça de mais de 500 fontes de dados com suporte para dispositivos, sistemas e aplicações. Tudo isso é complementado por mais de 1.500 relatórios de casos de uso pré-definidos, tais como cumprimento, gerenciamento de vulnerabilidades e de resposta a incidentes de segurança.

Já o Gestão Log Intelligent é projetado para simplificar a segurança e coleta de dados em conformidade e necessidade de relatórios. Esta solução é equipada com a tecnologia IBM QRadar e também utiliza analytics e uma tecnologia própria para fornecer em tempo real relatórios de detecção de anomalias. Com suporte para mais de 400 plataformas, os gerentes de segurança também terão a possibilidade de capturar registros de praticamente qualquer dispositivo em sua operação de segurança.

De acordo com Jason Corbin, vice-presidente de Gestão de Produtos e Estratégia da IBM Security, "as organizações estão enfrentando um tsunami de dados de segurança que podem superar até mesmo o mais sofisticado programa de segurança da empresa". Baseado no feedback que a IBM recebe dos líderes de segurança, Corbin afirmou que "eles querem maior visibilidade através da nuvem e controle de todo o seu híbrido ambiente de TI. A opção de fazer a análise preditiva via nuvem oferece às equipes de segurança a flexibilidade de trazer habilidades, inovação e informação sobre a demanda em todos os seus ambientes de segurança".

As novas ofertas são apoiadas e entregues por meio da plataforma de próxima geração de serviços gerenciados de segurança da IBM, que manuseiam milhões de eventos de segurança por dia para mais de 4 mil clientes em todo mundo. Os profissionais especializados em segurança da empresa, localizados em dez centros globais de operações de segurança (SOCs), estão disponíveis 24x7 para atender a qualquer demanda.

A ideia é fornecer suporte aos clientes, ajudando-os a detectar e se proteger dos riscos de segurança muitas vezes antes de correções de software serem liberadas. Isso dá uma vantagem adicional de mercado quando se trata da proteção de computadores, redes e dados corporativos sensíveis.

Com esta abordagem de trabalho, a IBM ajuda as empresas a integrar melhor a inteligência em relação às ameaças de segurança existentes, além de big data analytics e serviços personalizados. Os clientes também podem experimentar melhores tempos de resposta a ameaças e reduzir significativamente os custos gerais de segurança.

Fonte: http://convergecom.com.br/tiinside/seguranca/mercado-seguranca/23/04/2015/ibm-traz-solucao-de-seguranca-analitica-para-a-nuvem/?noticiario=SG&__akacao=2372551&__akcnt=2a5ceca8&__akvkey=8be6&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_c