Homem tem Smart TV da LG infectada por malware do Android em noite de Natal

Por Redação | 28.12.2016 às 16:00

As empresas de segurança têm alertado há mais de um ano sobre a possibilidade de um malware que ataca smartphones com Android se disseminar para outros dispositivos com o sistema operacional, como as Smart TVs.

O mais recente incidente envolvendo o ransomware em uma TV inteligente vitimou o engenheiro de software Darren Cauthon, do Kansas, nos EUA. Ele revelou que a Smart TV da LG de um dos membros da sua família foi infectada com o ransomware bem na noite de Natal.

Conforme mostra a screenshot postada por Cauthon na internet, a TV inteligente foi infectada com uma versão do ransomware Cyber.Police, também conhecido como FLocker, Frantic Locker, ou Dogspectus. A tela da TV congelou depois de parentes do engenheiro baixarem um aplicativo para assistir a um filme.

Ao tentar redefinir a TV para as configurações de fábrica, Cauthon relatou que o procedimento de redefinição disponível online não funcionou. Quando o engenheiro de software entrou em contato com a LG, a empresa lhe disse para visitar um de seus centros de serviços, onde um de seus funcionários poderia redefinir sua TV.

Isso não só irritou Cauthon pelo fato de os procedimentos de redefinição de fábrica não deverem ser secretos, mas também porque a visita ao centro de serviços implicava o pagamento de US$ 340. Já o programa malicioso pediu US$ 500 para desbloquear a Smart TV. Que belo presente de Natal, não?

Fonte: BleepingComputer