Publicidade

Hackers podem usar seu iPhone para fazer chamadas

Por| 09 de Novembro de 2016 às 16h49

Link copiado!

Hackers podem usar seu iPhone para fazer chamadas
Hackers podem usar seu iPhone para fazer chamadas

Um pesquisador de segurança revelou uma falha no iOS que permite aos invasores usar o seu iPhone para realizar chamadas e, consequentemente, zerar seus créditos ou tornar sua conta de telefone estratosférica.

O bug está presente em um componente do iOS chamado WebView, que permite aos desenvolvedores exibir conteúdo baseado na web dentro de seus próprios aplicativos usando o navegador Safari.

O pesquisador responsável por divulgar a descoberta explica que o ataque funciona de uma forma muito simples e "qualquer pessoa pode fazer". É um sistema bem conhecido: os hackers enviam links para páginas da web com código HTML especialmente modificado para o golpe e, assim que a vítima clica no link, o código malicioso é executado e o iPhone comprometido, oferecendo acesso ao aplicativo de telefone.

Praticamente qualquer aplicativo de mensagens disponível na App Store pode ser capaz de propagar o link infectado. Vídeos divulgados pelo pesquisador mostram o ataque em ação por meio do aplicativo do Twitter e também do LinkedIn.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores de aplicativos devem rever o uso dos WebViews para determinar se eles são vulneráveis a este ataque. E, é claro, aplicativos vulneráveis precisam ser corrigidos. Os prestadores de serviços, como Twitter e LinkedIn, podem inspecionar links postados em seus sites para conter códigos maliciosos e evitar que eles se disseminem.

Já recomendação para os usuários comuns é a boa e velha "não clique em links duvidosos", mesmo que eles partam de amigos ou conhecidos. Questione a respeito do conteúdo antes de abrir algo que receber em seu smartphone. A Apple já foi informada sobre o bug e deve apresentar uma correção no WebView em breve.

Continua após a publicidade

Fonte: Forbes