Hackers podem usar ondas de rádio para enganar comandos de voz do iOS e Android

Por Redação | 17 de Outubro de 2015 às 11h02

Hackers podem usar um truque engenhoso para conseguir acesso aos comandos de voz de smartphones e tablets. Para isso, eles enviam ondas de rádio para fones de ouvido desprotegidos conectados aos dispositivos.

O hack foi descoberto por pesquisadores da empresa francesa de segurança ANSSI quando eles enviaram ondas de rádios para microfones ligados a gadgets rodando os sistemas operacionais Android e iOS.

As ondas, que são silenciosas, simulam o movimento de pressionar o botão que pode, por exemplo, acionar a Siri, no iOS. Após conseguir acesso ao dispositivo, os invasores foram capazes de simular comandos de voz e enviar mensagens de texto, abrir aplicativos e até mesmo carteiras virtuais.

"Nós apresentamos um uso inteligente da interferência eletromagnética intencional, resultando em impactos mais sutis sobre sistemas do que os clássicos efeitos de negação de serviço. Como resultado, apresentamos uma nova técnica de acionamento remoto e silencioso do comando de voz em smartphones modernos", escreveu o pesquisador José Lopes Esteves num artigo sobre a pesquisa.

Mais uma vez, este é um ataque complexo e que não deve causar alarde nos usuários comuns. No entanto, por via das dúvidas, você pode impedir este tipo de brecha desligando o acesso ao comando de voz do seu smartphone quando a tela estiver bloqueada. Os pesquisadores recomendam que os fabricantes de fones de ouvidos reforcem a segurança dos acessórios para evitar possíveis interferências de terceiros.

Fonte: TechCrunch

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.