Hackers afirmam ter vazado 1 TB de dados da Disney em protesto contra uso de IA
Por André Lourenti Magalhães | •
Um grupo hacker conhecido como Nullbulge afirma ter vazado mais de 1 TB de dados de mensagens internas da Disney após invadir o Slack (plataforma de comunicação corporativa) da companhia.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Novo malware possibilita a invasão de contas bancárias de brasileiros
O vazamento foi publicado na última quinta-feira (12) e interceptou registros de mais de 10 mil canais internos do conglomerado de entretenimento — os invasores afirmam que tiveram acesso ao conteúdo a partir de um computador comprometido de um funcionário com acesso ao Slack. Os arquivos incluem mensagens, códigos, informações de login e outros dados de redirecionamento.
De acordo com o site The Wall Street Journal, existem arquivos com mensagens a partir de 2019 e a Disney diz que “está investigando o assunto”. A reportagem original teve acesso aos dados e informa que localizou conversas sobre entrevistas de emprego, manutenção do site e desenvolvimento de softwares.
Já o site Eurogamer revela que o vazamento inclui informações sobre projetos de games que ainda não foram anunciados pela empresa.
Protesto contra uso de IA
Em seu site oficial, o Nullbulge se considera “um grupo de ativistas hackers protegendo os direitos de artistas e garantindo compensação justa pelos seus trabalhos”, com críticas ao uso de IA generativa para criação de artes. Posts no X indicam que o grupo é de origem russa.
O Wall Street Journal afirma ter entrado em contato com um representante do Nullbulge. A pessoa não identificada diz que atacou a Disney “devido ao jeito em que lidam com contratos de artistas, sua abordagem de IA e o flagrante desrespeito ao consumidor”.
Recentemente, a Microsoft e a Nokia também foram vítimas de vazamentos de dados internos.
Fonte: The Wall Street Journal