Google quer acabar com necessidade de senhas

Por Redação | 01 de Junho de 2015 às 15h21

O ATAP, Grupo de Tecnologias Avançadas e Pesquisas do Google, anunciou um novo projeto que tem a ambiciosa missão de acabar com a necessidade de qualquer tipo de senha ou autenticação manual nos smartphones.

A ideia do projeto é se valer de padrões de digitação e uso cotidiano do usuário para autenticar o aparelho, transferindo a responsabilidade pela segurança do dispositivo do usuário diretamente para o próprio smartphone. Com isso, a necessidade de números de PIN e senhas em geral seria extinta.

O novo sistema apresentado é capaz de acumular informações sobre o estilo de uso de cada um, e assim acumular um algoritmo de segurança e passar a saber quando o dispositivo está sendo manuseado por seu dono e quando trata-se de um estranho.

A chefe do ATAP, Regine Dugan, explicou na I/O que sua equipe havia procurado pesquisas na área, mas que nenhum trabalho acadêmico que encontraram era capaz de superar a segurança dos velhos quatro números do PIN. Para mudar isso, o Google firmou parceria com diversas universidades e contratou 25 especialistas de 16 instituições diferentes para participarem de 90 dias de intensiva pesquisa. Ao final do período, a equipe havia conseguido elaborar um sisema dez vezes mais seguro do que a autenticação por digital, segundo a empresa.

Caso os planos do gigante das buscas sigam em frente, o resultado poderá ser enviado a uma grande quantidade de dispositivos Android simultaneamente, uma vez que se trata de um software e, portanto, passível de ser simplesmente atualizado pelos usuários dos smartphones Android.

Via TechCrunch.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!