Google lança site que mostra quais dados pessoais você compartilha na web

Por Redação | 12.11.2015 às 17:15

Parece que o Google quer amenizar as preocupações de seus usuários em relação à privacidade online. A nova jogada da empresa para tentar acalmar os ânimos é uma ferramenta chamada "Sobre mim", que permite que você escolha as informações pessoais que ficarão visíveis para as outras pessoas durante uma busca.

O site do “Google Sobre mim” permite que o usuário altere informações como nome, sobrenome, apelido, sexo, aniversário, configurações de privacidade de apps como o Google Fotos, o YouTube e muito mais.

Google sobre mim

Clicando no ícone de “+”, localizado no canto inferior da tela inicial do site, é possível expandir ainda mais gerenciar ainda mais informações, como contato profissional, pessoal, entre outros dados. As alterações feitas na página do "Sobre mim" serão exibidas nos serviços do Google, como Google Drive, Fotos e Google+.

Google sobre mim

Se você não quer que seu e-mail fique publicamente visível, você precisar repensar a forma como você pretende usar os serviços do Google. A empresa explica que, embora o seu nome e foto possam ser vistos por outros usuários de produtos do Google, seu e-mail ficará visível apenas quando você se comunicar ou compartilhar conteúdo com eles.

Essa é uma afirmação vaga que dá margem a interpretações e pode confundir os usuários finais – especialmente porque há um botão que permite alterar o seu e-mail para "privado", que parece entrar em conflito com a ideia de que seu e-mail irá, em alguns casos, ser compartilhado de qualquer forma.

Em suma, o recurso “Sobre mim” não alivia o fato de que o Google tem um grande tesouro de informações pessoais nas mãos, mas permite que você assuma algum controle sobre como suas informações são compartilhadas com o resto do mundo.

Fonte: TechCrunch