Google lança gerenciador de contas para melhorar a segurança de seus serviços

Por Redação | 02 de Junho de 2015 às 12h47
TUDO SOBRE

Google

Muitos de nós estamos cada vez mais dependentes das ferramentas do Google, visto que utilizamos muitos de seus serviços como Gmail, Drive, buscador e o mais novo app Fotos. A empresa sempre teve uma fama não muito agradável com respeito a segurança. Por várias vezes o Google foi acusado de não obter políticas transparentes sobre privacidade e segurança em seus serviços. No entanto, agora, a empresa americana parece querer melhorar sua imagem a este respeito. Em uma tentativa de tornar as coisas mais claras para os usuários, o Gigante das Buscas lançou um grande hub de contas, onde os usuários poderão ter acesso a todas as informações de privacidade e segurança.

A nova página "Contas" permite visualizar onde alterar as configurações pessoais de login, anúncios, dispositivos e também revisar alguns termos de privacidade e segurança. Além disso, a página oferece, mesmo para os que não possuem uma conta do Google, a possibilidade de personalizar as buscas, anúncios e aplicativos como o YouTube. Já para os que possuem uma conta Google, existem três grupos de ajustes utilizados para controlar suas informações confidenciais.

Google Contas

O card "Login e segurança" permite que o usuário gerencie como entrar em dispositivos e aplicativos que utilizam a conta do Google. Também há um assistente de configuração de segurança que permitirá a modificação das senhas e controle de segurança em duas etapas, verificando todos os seus smartphones, computadores e tablets. É possível ajustar todos os aplicativos que utilizam a segurança do Google, muitos dos quais você pode ter esquecido.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O segundo conjunto de configurações está relacionado a "Informações pessoais e privacidade". Agora você poderá decidir se permitirá que o Google utilize suas imagens compartilhadas publicamente no Google+ para serem utilizadas em alguma campanha para seus produtos e serviços. Também será possível controlar a exibição de seus comentários de aplicativos na Google Play. Já no último card, os usuários poderão gerenciar suas "Preferências da conta". Isso inclui alteração no idioma e ferramentas de entrada, além de armazenamento do Google Drive e exclusão de contas ou dispositivos.

Google Contas

O Google aproveitou o momento para deixar mais clara a sua nova política de privacidade, detalhando os dados que são recolhidos dos usuários e como os utiliza para atingi-los com anúncios. Todas essas mudanças podem estar relacionadas ao fato da empresa estar sofrendo grande pressão de governos para alterar a forma como lida com privacidade, além de ser duramente criticada por suas configurações de segurança excessivamente complicadas.

A empresa afirmou que os "lançamentos são apenas os mais recentes em nossos esforços contínuos para proteger você e suas informações no Google", acrescentando que "há muito mais para vir." De qualquer forma, a simplificação de ferramentas de segurança e privacidade é bastante interessante para os usuários, que muitas vezes se sentem inseguros por não terem o controle completo dos serviços que utilizam.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.