Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google e Mastercard estariam rastreando dados de compras com cartão no varejo

Por| 31 de Agosto de 2018 às 09h56

Link copiado!

Google e Mastercard estariam rastreando dados de compras com cartão no varejo
Google e Mastercard estariam rastreando dados de compras com cartão no varejo

Por meio de acesso a informações de compras online feitas com cartões de crédito e débito da MasterCard, alguns seletos anunciantes da Google foram capazes de determinar se alguma transação foi feita a partir de um de seus anúncios. Tal acesso aos dados de compra de seus usuários foi levantado por fontes internas da Bloomberg ligadas às duas empresas.

Segundo as fontes, um acordo assinado entre as duas empresas dava acesso a uma ferramenta que rastreava todo o processo de uma compra no intuito de identificar se um anúncio publicado online gerou uma venda. O objetivo seria o de criar peças publicitárias mais direcionadas. A base de dados foi adquirida mediante pagamento da Google para a Mastercard. Como nenhum anúncio formal ou mesmo discussão pública dessa parceria foi feito, os aproximados 2 bilhões de portadores de cartões Mastercard não sabiam disso.

As fontes, que falaram em condição de anonimato por precauções de privacidade, disseram que o acordo envolve “milhões de dólares” e que as empresas ainda compartilhariam da receita gerada pelos anúncios derivativos da ação, que já dura cerca de quatro anos. Porta-vozes de ambas as empresas negam que exista essa divisão de receitas e disputam a ideia de que a privacidade individual dos usuários — dados que os identifiquem, por exemplo — tenha sido violada.

Continua após a publicidade

Falando à Bloomberg, uma porta-voz da Google não comentou sobre a parceria, mas explicou que a ferramenta em questão, “antes de ela ser lançada, nós construímos uma nova tecnologia de de criptografia em dupla identificação que previne tanto a Google como seus parceiros de visualizar informações pessoais de seus usuários. Nós não temos acesso a nenhuma informação vinda dos cartões de débito e crédito de nossos parceiros, nem compartilhamos informações pessoais com eles”. A porta-voz ainda disse que, por meio do console de Atividades de Web & Apps, as pessoas podem sair deste programa.

Já o porta-voz da Mastercard, Seth Eisen, disse à Bloomberg que “a Mastercard compartilha com comerciantes e varejistas tendências transacionais e seus próprios serviços os auxiliam a medir a eficácia de suas campanhas de advertising. Nenhum dado individual ou pessoal é oferecido. Nós não fornecemos insights que rastreiem, ofereçam propaganda ou mesmo meçam a eficácia delas para clientes individuais”. Eisen ainda disse que tudo isso é feito com a permissão dos portadores de cartões.

De acordo com as fontes, a Google abordou outras empresas financeiras e varejistas, propondo negócios similares. Mas não souberam informar se tais acordos foram assinados.

Fonte: Bloomberg