Google cria chave física para senha com autenticação em dois passos

Por Wagner Wakka | 25 de Julho de 2018 às 18h15

A Google entende que um objeto físico pode funcionar melhor como uma chave do que códigos decorados ou mesmo leitura digital. E é com base nisso que a empresa está trabalhando em um novo device para ser conectado ao seu computador para dar acesso a serviços ou mesmo logar em computadores.

De fato, o esperado é que ninguém esqueça qual o segredo de uma chave de casa ou do carro, nem o conte para uma terceira pessoa, comprometendo completamente a segurança. Essa chave da Google, portanto, vai se assemelhar a um pendrive que o usuário coloca na porta USB do seu computador, somado ao ato de se colocar a senha para entrar no sistema. Ou seja, o dispositivo funciona de forma bem parecida com uma chave de carro.

A diferença aqui é que ele não tem a proposta de substituir as senhas do seu PC, mas apenas ser um passo adicional para evitar acessos indesejados ao seu dispositivo. Junto com a senha, o dongle USB entrega ao computador uma chave encriptada para o usuário e para o PC, evitando que os dados possam ficar guardados na sua máquina.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Esta edição do passo à senha única é inteligente, já que o simples furto ou a perda do pendrive não compromete o sistema de segurança, já que e necessário ter a senha para entrar no computador.

Embora a Google não tenha revelado o preço da sua chave, a expectativa é de que seja algo na casa dos US$ 20, faixa comum para aparelhos do tipo.

Até o momento, a Google apenas oferece o produto para empresas que trabalham com seus serviços de nuvem, mas ela já informou que o produto deve chegar às suas lojas online em breve.

Fonte: CNBC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.