Publicidade

Google Agenda ganha recurso que ajuda a identificar campanhas de phishing

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Julho de 2022 às 14h20

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google anunciou um novo mecanismo de controle e segurança para o aplicativo Agenda, de forma a coibir o envio em massa de convites e a possibilidade de fraudes envolvendo o recurso. A partir desta semana, os usuários terão a opção de visualizar apenas os apontamentos enviados por contatos conhecidos, bloqueando todos os outros na lista de compromissos.

Com a novidade, ainda vai ser possível que os usuários do Google Agenda convidem qualquer outro, a partir do e-mail, mas os apontamentos somente serão adicionados se aceitos a partir da mensagem. A opção não será ativada por padrão, de forma a não comprometer o fluxo usual de usuários corporativos, mas uma vez que estiver disponível, poderá ser ativada por indivíduos e administradores por meio das configurações do serviço.

Os contatos conhecidos considerados pelo Google não são apenas aqueles com quem o usuário já trocou e-mails antes, como acontece no Gmail, por exemplo. Para essa filtragem, o app de Agenda também vai considerar pessoas da mesma organização ou domínio de e-mail, bem como a lista de contatos do utilizador.

Continua após a publicidade

A mudança vem para coibir, principalmente, o uso malicioso de convites para compromissos, muitas vezes utilizados por criminosos para disseminar links fraudulentos e tentativas de contaminação por malware. O problema é especialmente perigoso quando falamos, claro, de usuários corporativos, cujas redes são altamente visadas para roubo de dados e ataques de ransomware.

O novo recurso se une a outras modificações de segurança que o Google Agenda adicionou nos últimos anos, como mudanças no formato de aceite automático de convites e o bloqueio no carregamento de links e arquivos anexos. Medidas antispam disponíveis no Gmail e no próprio Google também estavam sendo usadas aqui, de forma a impedir que tais mensagens chegassem aos usuários na forma de compromissos.

Fonte: Google