Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe usa falsa versão de Fall Guys para instalar malwares e roubar dados

Por| 15 de Outubro de 2020 às 14h20

Link copiado!

Divulgação/Devolver Digital/
Divulgação/Devolver Digital/

A popularidade de Fall Guys está mais uma vez sendo utilizada como arma para a prática de golpes, com bandidos oferecendo uma suposta versão mobile do jogo para, na realidade, instalar malwares que exibem anúncios ou geram cliques inválidos em publicidade. As tentativas já datam desde agosto, quando a febre do game iniciou, e levou até mesmo a um aviso da própria Mediatonic, por meio das redes sociais.

Na publicação, a produtora deixa claro que Fall Guys está disponível apenas para PC e PlayStation 4, com qualquer outra versão sendo falsa e eventuais ofertas, golpes. Isso não impediu que os bandidos continuassem a oferecer links para o suposto download do título no iOS e, principalmente, Android, com direito a indicações de se tratarem de uma versão gratuita e completa, sendo que o game, oficialmente, é pago.

Continua após a publicidade

Os links apontam para o serviço de hospedagem de arquivos Mediafire, de onde as vítimas baixam uma praga que exibe publicidade indesejada ou é usada para gerar cliques em sites cujos anúncios geram renda para os criminosos. Em variações do golpe, enquetes também podem ser exibidas aos usuários na forma de uma “validação digital”, bem como cadastros que visam a obtenção de dados pessoais ou bancários que, mais tarde, podem ser usados em tentativas de phishing ou fraudes.

Mesmo as lojas oficiais do Android e iOS não escapam de tais tentativas, com buscas por Fall Guys nestes marketplaces entregando aplicativos similares, com proposta semelhante à do game original, ou que oferecem guias ou skins. De acordo com o alerta da ESET, empresa especializada em segurança digital, tais softwares são suspeitos e estariam tentando se aproveitar da popularidade do título para instalar soluções maliciosas ou aplicar golpes.

“Apesar de [Fall Guys] ser um jogo muito popular, ele não está em todas as plataformas e muitos jogadores desejam poder utilizá-lo em seus dispositivos móveis. Como geralmente acontece, tem quem tente tirar proveito dessa situação”, aponta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do laboratório de pesquisa da ESET América Latina. Segundo ele, os golpes ainda não envolvem nenhum aplicativo que efetivamente tenta se passar pelo jogo para realizar a instalação de malwares, mas para o especialista, essa é apenas uma questão de tempo, pois casos semelhantes também foram registrados com outro fenômeno recente, Fortnite.

Continua após a publicidade

Por isso mesmo, a recomendação é sempre prestar atenção nas divulgações oficiais ou em sites especializados, que indicarão quando uma possível versão de Fall Guys para dispositivos móveis for lançada. Até lá, não dá para acreditar nestas propostas e, muito menos, realizar o download de aplicações a partir de sites suspeitos ou que prometam acesso antecipado e gratuito a um jogo que, na sua essência, é pago.

Além disso, a ESET recomenda o uso de soluções de segurança digital nos dispositivos móveis, que ajudarão a proteger o usuário contra ameaças mais comuns, assim como a aplicação de atualizações e patches de correção que fechem vulnerabilidades conhecidas. Por fim, vale evitar o download de softwares fora de marketplaces oficiais de sistemas operacionais e fabricantes, prestando atenção em desenvolvedores e avaliações para separar soluções legítimas daquelas potencialmente fraudulentas.

Fonte: ESET