Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe oferece diamantes de Garena Free Fire para atrair inscritos no YouTube

Por| 13 de Fevereiro de 2019 às 21h30

Link copiado!

Garena/Divulgação
Garena/Divulgação
Tudo sobre PSafe

Que tal ganhar diamantes grátis para o jogo Garena Free Fire? Para isso, basta seguir algumas contas no YouTube e compartilhar a promoção com seus contatos no WhatsApp. Parece bom? Claro que sim, mas é bom demais para ser verdade.

A dica vem do dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança. A equipe identificou oito golpes que induzem usuários a se inscreverem em canais do YouTube com a promessa de ganhar diamantes nos últimos 30 dias. De acordo com os especialistas, as páginas falsas somam mais de 300 mil de acessos e compartilhamentos até o momento.

Garena Free Fire é um battle royale (como Fortnite, PUBG e Apex Legends) para smartphones, onde o jogador enfrenta outras 50 pessoas durante, aproximadamente, dez minutos. No game, as compras de itens e skins é feita com diamantes, que podem ser comprados com dinheiro real. Como o jogo é muito popular, poucos negariam a oferta de diamantes grátis.

É aí que o golpe tenta pegar os desavisados: ao clicar no link recebido, o usuário acessa uma página na qual é induzido a compartilhar o golpe com no mínimo cinco contatos no WhatsApp. Em seguida, deve inscrever-se em uma lista de até 10 canais diferentes no YouTube para ter acesso ao suposto benefício.

Continua após a publicidade

Como a intenção nunca foi distribuir diamantes grátis, a próxima etapa é redirecionar o usuário para páginas de outros golpes ou para sites com publicidade enganosa que o incentiva a baixar aplicativos de fontes desconhecidas. Como explica o pessoal do dfndr lab, estes sites podem conter malwares e comprometer a segurança e o funcionamento do aparelho.

“Os cibercriminosos sempre se aproveitam de recursos populares e desejados para utilizá-los como isca. O objetivo é sempre motivar as pessoas a agir pelo impulso de conseguir alguma vantagem e, assim, adquirir um produto ou serviço que deseja”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.