Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe no WhatsApp promete 7 GB de internet móvel grátis

Por| 28 de Março de 2020 às 12h05

Link copiado!

Golpe no WhatsApp promete 7 GB de internet móvel grátis
Golpe no WhatsApp promete 7 GB de internet móvel grátis

Um novo dia, um novo golpe tentando se aproveitar da pandemia do coronavírus e do estado de isolamento social nas cidades brasileiras. A nova tentativa de fraude chega pelo WhatsApp e promete 7 GB de internet móvel gratuita para os usuários, usando o nome da Anatel e de diferentes operadoras nacionais que estariam, supostamente, em um momento de conscientização quanto à crescente necessidade dos clientes em relação ao uso de dados.

Tudo, claro, não passa de uma isca para levar vítimas a sites que tentam roubar dados ou infectar seus smartphones. O método, inclusive, é o mesmo que tradicionalmente aparece em tentativas de fraude dessa categoria — a vítima é levada a um site onde responde diversas perguntas sobre a operadora que utiliza ou os cuidados com o coronavírus, de acordo com a versão usada pelos criminosos. As respostas não importam e, ao final, para liberar o benefício, é preciso compartilhar o link da fraude com contatos por meio do WhatsApp. Na sequência, o usuário deve inserir um e-mail para ter acesso à oferta que, claro, não existe. 

De acordo com o alerta emitido pela ESET, empresa especializada em segurança digital, o objetivo do golpe é o roubo de dados, com a vítima se tornando alvo de tentativas de phishing e outros comprometimentos de suas informações pessoais. Além disso, claro, a fraude é levada adiante pelo mensageiro, com os hackers se aproveitando da tendência das pessoas confiarem mais em informações recebidas por contatos conhecidos.

Continua após a publicidade

Como as versões do golpe variam, também mudam as etapas finais. Ao inserir seu e-mail, a vítima pode receber comunicações falsas em nomes de operadoras, bancos e outros serviços, sendo levadas a sites que exigem o download de soluções maliciosas, incluem cadastros falsos em busca de mais dados ou páginas que trazem uma grande quantidade de anúncios, cuja renda é revertida aos criminosos.

A Kaspersky, outra empresa especializada em segurança da informação, também emitiu alerta sobre a mesma tentativa de fraudes. De acordo com o pesquisador de segurança sênior da firma, Fabio Assolini, os bandidos se aproveitam da pandemia e das necessidades de trabalhadores em home office ou confinados em casa para aplicarem golpes que envolvem não apenas a Anatel e operadoras de telefonia, mas também serviços de streaming e até programas do governo.

“A distração causada pelo trabalho de casa, bem como a falta de políticas de TI que estão presentes em muitas empresas, acabam aumentando a eficácia desse tipo de ataque”, explica o especialista. Ele aponta, por exemplo, para um aumento de 350% nas tentativas de ransomware apenas neste primeiro trimestre de 2020 e golpes voltados aos usuários comuns, trazendo páginas falsas de venda de álcool gel ou promoções como a citada no aviso emitido pela ESET.

Continua após a publicidade

A recomendação, como sempre, é manter o olho vivo quanto a promoções dessa categoria. Caso elas pareçam boas demais para serem verdade, provavelmente não são. O usuário deve evitar clicar em links que cheguem por e-mail ou mensageiros instantâneos, mesmo que venham de contatos conhecidos, e jamais entregar dados ou fazer downloads em páginas que pareçam suspeitas.

Vale a pena observar endereços de e-mail ou os sites em que tais ofertas estão hospedadas, já que eles geralmente não corresponderão aos oficiais. Caso acredite que a comunicação é real, o ideal é tirar dúvidas diretamente com a empresa ou serviço em questão.

Fonte: ESET, Anatel, Kaspersky