Golpe do falso e-mail com multa do DETRAN está circulando no Brasil

Por Redação | 26 de Janeiro de 2017 às 16h47

Um novo golpe está circulando pela internet, e dessa vez os criminosos usaram o nome de um órgão bem conhecido dos motoristas brasileiros: o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Por meio de um falso e-mail do DETRAN, os golpistas informam o usuário sobre o recebimento de uma "multa por avançar o farol vermelho, descrita no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro”.

A falsa mensagem também sugere que o destinatário baixe um aplicativo (que também não existe) para que o motorista possa acessar a um pretenso Sistema de Notificação Eletrônica (SNE DETRAN), com a promessa de receber notificações a qualquer momento e de qualquer lugar, oferecendo ainda desconto de 40% no valor da multa para pagamento até a data de vencimento da mesma”. Ao clicar na imagem e nos links da mensagem, o usuário poderá ter seu computador ou celular infectado com um vírus criado para roubar informações bancárias.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

“Tudo mentira”, afirma Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, responsável pela identificação do golpe. “Os criminosos são muito criativos e conseguem criar novas armadilhas que realmente funcionam. O usuário necessita saber que os órgãos de trânsito federal, estaduais e municipais não enviam qualquer notificação por e-mail, mas fazem isso para o endereço de residência do motorista. Ao receber este tipo de mensagem, o usuário deve imediatamente apagá-la do computador ou do celular”, orienta o executivo.

No ano passado, e-mails maliciosos contendo falsas mensagens de cobrança de conta de uma operadora móvel fizeram várias vítimas no Brasil. O conteúdo da mensagem era como uma espécie de aviso sobre as contas não pagas. Em casos como esses, a principal dica é manter sempre os computadores e aplicativos atualizados, além de desconfiar de qualquer mensagem suspeita, mesmo que seja supostamente enviada por contatos conhecidos ou, principalmente, grandes empresas e órgãos governamentais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.