Golpe com versão falsa do Flash afeta 500 mil usuários Android em todo o mundo

Por Redação | 12.04.2017 às 07:07 - atualizado em 12.04.2017 às 14:59

Não há limites para a ousadia nem para a criatividade dos crackers quando o assunto é aplicar golpes em usuários desavisados no mundo virtual. Prova disso é a mais recente descoberta da ESET, que identificou nesta semana uma falsa versão do Adobe Flash Player sendo distribuída na Google Play e que afetou entre 100 mil a 500 mil usuários Android.

De acordo com a empresa especialista em segurança digital, o aplicativo malicioso, batizado de F11, vinha sendo baixado desde novembro de 2016 e foi removido da loja oficial de aplicativos há pouco tempo. Nesse meio tempo, milhares de usuários se iludiram com a promessa de uma versão diferenciada do Adobe Flash Player mediante o pagamento de € 18 -- o que soa bastante absurdo, já que a Adobe fornece o player sem custo algum para todo mundo.

A ideia de ter uma versão diferenciada do aplicativo, com recursos e funcionalidades extras, falou mais alto e muita gente resolveu abrir a carteira e arriscar. Após fazer o pagamento da versão falsa, os incautos recebiam um link para a instalação do Flash Player e eram orientados a instalar o navegador Firefox ou Dolphin. Mais uma vez, chama a atenção o fato de ambos os softwares contarem com suporte nativo à tecnologia da Adobe.

Presidente da ESET no Brasil, Camilo Jorge explica que, apesar de esses fatores serem indícios suficientes para desconfiarmos de que havia algo errado na história toda, "os autores do golpe fizeram um grande esforço para fazer o app parecer legítimo". "O F11 aparecia, inclusive, listado na seção de Educação da Google Play", acima de qualquer suspeita.

Para evitar esse tipo de problema, o executivo alerta para a importância de ter uma solução de segurança instalada e atualizada em todos os dispositivos que acessam a internet. Mais do que isso, nós do Canaltech defendemos que um usuário bem-informado e cauteloso é o melhor antivírus que há. Portanto, sempre desconfie de ofertas mirabolantes e procure se informar de qualquer coisa que soe ou pareça estranha demais para você.