Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Globo de Ouro 2021 faz crescer número de golpes relacionados às obras indicadas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Março de 2021 às 08h00

Link copiado!

Lucasfilm
Lucasfilm
Tudo sobre Kaspersky

O Globo de Ouro é, sem dúvidas, uma das maiores premiações da indústria cinematográfica. Mas ele também é uma oportunidade de ouro — desculpem o trocadilho — para os cibercriminosos de plantão. Os golpistas sabem que, com a iminência do evento, cresce o interesse dos internautas pelos filmes e seriados indicados pela crítica especializada; interesse este, é óbvio, que pode ser explorado em campanhas maliciosas.

Não está sendo diferente em 2021. O Globo de Ouro deste ano, relativo a obras lançadas em 2020, ocorreu neste domingo (28) e, segundo a Kaspersky, os meliantes já estão enganando cidadãos desavisados desde o início de janeiro. O principal vetor de infecção, é claro, são arquivos das produções pirateadas embutidas com os mais diversos tipos de malware — quem não quer pagar para assistir acaba tendo seu computador infectado.

Os especialistas apontam que The Mandalorian é o alvo predileto dos golpistas na hora de espalhar documentos falsos, seguido por O Gambito da Rainha, Palm Springs, Ozark e The Crown — todos eles estão concorrendo ao prêmio.

Continua após a publicidade

Além dos falsos arquivos, também foram detectados sites maliciosos de streaming pirata que roubam logins, senhas e até mesmo números de cartões de crédito — para incentivar a vítima a ceder tal informação, as páginas dizem que precisam confirmar que o usuário realmente mora no país que afirma morar, uma vez que a distribuição daquele conteúdo teria restrições geográficas.

“Filmes e séries sempre foram iscas populares para golpes online e campanhas de phishing. No entanto, hoje vemos que os cibercriminosos tiraram um pouco da atenção à indústria cinematográfica, e passaram a se interessar mais em programas mais populares, como The Mandalorian. Parece que este grande programa atrai não apenas espectadores em todo o mundo, mas também o interesse dos cibercriminosos”, explica o especialista em segurança da Kaspersky, Anton V. Ivanov.

Fonte: Kaspersky