Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Funcionários do Twitter já espionavam celebridades desde 2017, diz jornal

Por| 27 de Julho de 2020 às 22h45

Link copiado!

Funcionários do Twitter já espionavam celebridades desde 2017, diz jornal
Funcionários do Twitter já espionavam celebridades desde 2017, diz jornal
Tudo sobre Twitter

Engana-se quem pensa que a grande invasão ao Twitter, que ocorreu no dia 15 de julho e resultou no sequestro de diversos perfis da rede social, não poderia ficar pior. Novas informações mostram que “o buraco é mais embaixo” e que a plataforma sempre sofreu com diversas falhas de segurança que colocavam em xeque a privacidade dos usuários.

De acordo com uma recente investigação realizada pelo Bloomberg, funcionários terceirizados da companhia já abusavam de suas ferramentas administrativas há tempos, utilizando-as, por exemplo, para espionar perfis de celebridades como a cantora Beyoncé.

As ferramentas em questão, sequestradas pelos cibercriminosos para invadir contas e disseminar mensagens maliciosos, permitem que a equipe da rede social realize processos como resetar contas ou responder a violações de conteúdo — devem, portanto, ser manuseadas com cautela e responsabilidade. Porém, segundo o Bloomberg, não é isso o que acontece na prática.

“Os controles eram tão porosos que, em determinados momentos de 2017 e 2018, alguns funcionários fizeram um tipo de jogo de criar falsos chamados de help desk que lhes permitiam espiar contas de celebridades, incluindo a da Beyoncé, para rastrear dados pessoais como sua localização aproximada obtida dos endereços IP de seus dispositivos”, explica o veículo.

Continua após a publicidade

Ainda segundo o jornal, essas invasões internas em contas eram tão frequentes que a equipe de segurança do Twitter “lutava para acompanhar todas as intrusões”. Alguns desses colaboradores maliciosos teriam sido terceirizados da Cognizant, gigante norte-americana que oferece serviços profissionais de TI. No total, 1,5 mil funcionários teriam acesso às ferramentas sensíveis em questão.

Preocupação adicional

Ao Bloomberg, o Twitter garantiu que “não há indicações de que os parceiros com os quais trabalhamos em nosso serviço ao consumidor e gerenciamento de contas tenham participado” no incidente deste mês. A rede social também explicou que pratica punições severas contra quem utiliza suas ferramentas administrativas, revogando contratos de eventuais funcionários que demonstrem usos irresponsáveis das próprias.

Continua após a publicidade

Apesar disso, ainda fica no ar uma preocupação a respeito de nossa privacidade enquanto usuários do Twitter. Seria realmente tão fácil e tão comum assim ver um funcionário da plataforma espionando os internautas? É bem provável que tal revelação cause dores de cabeça adicionais para Jack Dorsey, já que o serviço está sendo amplamente investigado por autoridades dos Estados Unidos.

De acordo com uma investigação do Bloomberg, colaboradores terceirizados já abusavam há tempos da ferramenta administrativa utilizada por criminosos para a grande invasão do dia 15 de julho, usando-o para espionar perfis de famosos

Fonte: The Verge, Bloomberg