Filmes mais pirateados da semana podem esconder malwares, segundo a Kaspersky

Por Rafael Arbulu | 24 de Abril de 2019 às 19h17
Sony Pictures Animation
Tudo sobre

Kaspersky

Saiba tudo sobre Kaspersky

Ver mais

O site TorrentFreak compilou uma lista com os 10 filmes mais pirateados da semana pelo BitTorrent e, talvez sem nenhuma surpresa, há a presença de pelo menos quatro filmes de heróis, bem como animações e dramas que fizeram muito sucesso nos meses que se passaram.

Nós já a publicamos em outra ocasião, mas para fins de refrescar a memória do leitor, a lista segue abaixo:

  1. Glass
  2. Escape Room
  3. High Life
  4. Como Treinar o Seu Dragão 3
  5. Aquaman
  6. O Gênio E O Louco
  7. Bumblebee
  8. A Mula
  9. Amigos Para Sempre
  10. Homem-Aranha no Aranhaverso
Homem-Aranha no Aranhaverso é um dos 10 filmes mais pirateados da semana: prática é comumente usada por cibercriminosos para esconder malwares

Risco ao usuário

O problema dos downloads via torrent é que, quando feitos sem cuidado, podem sujeitar o usuário mais incauto à posição de vítimas de cibercriminosos. Uma prática comum desses indivíduos é o de esconder malwares executáveis em downloads visualmente atraentes.

Esse é o caso do interesse em filmes de super heróis. Note que a lista do TorrentFreak não mostra, por exemplo, Capitã Marvel ou mesmo Vingadores: Ultimato que, conforme noticiamos, já parece ter vazado na China. Mais além, a lista compila apenas dados do BitTorrent, excluindo outras plataformas.

Vingadores: Ultimato tem estreia marcada apenas para o dia 26 de abril, mas o filme já vazou em sites chineses de download e pode esconder malwares em seu arquivo

Segundo a Kaspersky Labs, “Identificamos mais de 5 milhões de ataques de criptominers nos primeiros 9 meses de 2018, sendo software e conteúdo pirata o grande vetor de ataque. O pior é que muitas pessoas conhecem os riscos, mas ignoram os conceitos básicos de segurança, tanto que o download ilegal de programas e conteúdos sustentou o que foi a maior história de ciberameaça do ano passado: o crescimento da mineração mal-intencionada de criptomoedas”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da empresa.

“De acordo com uma pesquisa realizada por nós, em parceria com a Corpa, 41% dos brasileiros admitiram ter desativado uma ou mais vezes a solução de segurança do PC ou celular porque ela bloqueou o download de um app”, ele explica.

A Kaspersky reforça os preceitos de segurança quando um usuário navega e baixa arquivos provenientes de sites do gênero: mantenha sempre seus mecanismos de segurança (antivírus, Windows Defender) no mais alto grau de ativação e com base de dados atualizada, além de sempre se atentar ao que você está baixando: cibercriminosos comumente disfarçam arquivos torrent para trazerem outros formatos que não os de vídeo, sobretudo, executáveis. Além, é claro, de lembrar que pirataria é crime.

Fonte: TorrentFreak

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.