Falsa promoção de páscoa visa roubar dados financeiros de usuários no WhatsApp

Por Ares Saturno | 15 de Março de 2018 às 15h15

Algumas festividades são verdadeiros espetáculos comerciais, como é o caso da Páscoa, que movimenta o mercado e traz grandes ganhos para os lojistas. E com a proximidade da data comemorativa, aumentam também os golpes a ela relacionados.

É o caso de um falso voucher promocional que está sendo repassado pelo WhatsApp, prometendo vale-presentes de até R$ 800 que, infelizmente, não são reais. O anúncio, para gerar mais credibilidade, leva o usuário até uma página com perguntas como "O que simboliza o coelho da Páscoa?" e "Que país festeja a Páscoa com guerras de ovos ao invés de ovos de chocolates?" e, independentemente das respostas fornecidas, o usuário deve aceitar autorizar o recebimento de notificações no seu celular para receber o suposto prêmio.

Mensagem que chega no WhatsApp divulgando a falsa oferta (Imagem: DFNDR Lab)

De acordo com Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime, "tanto a URL que está circulando pelo aplicativo de mensagens quanto os falsos e-commerces têm como objetivo roubar dados pessoais e financeiros para depois utilizá-los em outros golpes, como inscrição em serviços pagos de SMS e compras nos cartões de crédito das vítimas", então todo cuidado é pouco.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para esta página (Imagem: DFNDR Lab)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.