Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha em app de mensagens do governo francês permitia acesso por qualquer um

Por| 22 de Abril de 2019 às 12h22

Link copiado!

Falha em app de mensagens do governo francês permitia acesso por qualquer um
Falha em app de mensagens do governo francês permitia acesso por qualquer um

Preocupados com a segurança e o sigilo das mensagens de seus parlamentares, o governo francês revelou na última quarta-feira (17) um aplicativo próprio de mensagens chamado Tchap, que seria usado de forma exclusiva pelos parlamentares do país para se comunicarem. Mas na quinta-feira (18), apenas um dia depois da revelação oficial do app, a primeira falha de segurança do Tchap veio à tona.

A descoberta da falha foi feita por Elliot Alderson, que conseguiu criar uma conta para acessar o app mesmo ele, teoricamente, sendo restrito apenas para funcionários do governo e parlamentares da França — por isso, para receber o código de confirmação de acesso ao app é necessário possuir um endereço de e-mail @elysee.fr ou @[setor em que se trabalha].gov.fr.

Mas, ao que tudo indica, o sistema de confirmação de endereço precisa ser rapidamente ajustado. Isso porque tudo o que Alderson precisou fazer foi adicionar @elysee.fr no fim de seu endereço de e-mail real (no caso, ele usou o e-mail real fs0c131y@protonmail.com seguido de @presidence@elysse.fr) para receber na sua caixa de entrada os códigos de confirmação necessários para acessar o app.

Continua após a publicidade

Alderson rapidamente avisou o time da Matrix (protocolo de código aberto usado para a criação de aplicativos de mensagem com criptografia ponta-a-ponta e que foi a base de desenvolvimento do Tchap) sobre a falha, revelando que ele havia conseguido acessar todas as áreas públicas do aplicativo com os códigos que recebeu.

O problema no sistema de identificação foi provocada por uma conhecida falha no módulo Python (linguagem de programação utilizada para a criação da Matrix), que desde julho de 2018 é conhecido, mas ainda não foi solucionado pelos desenvolvedores. Apesar disso, o time da Matrix conseguiu achar uma solução para a falha e na quinta-feira (18) mesmo disponibilizou um patch de correção para o problema e confirmou que a vulnerabilidade não foi utilizada por mais ninguém além de Alderson.

O desenvolvimento do Tchap se tornou essencial pelo fato de a equipe do presidente Emmanuel Macron utilizar o Telegram como principal ferramenta de comunicação. O problema do aplicativo é que, ao contrário do WhatsApp, ele não possui criptografia de ponta-a-ponta, permitindo que qualquer hacker — ou mesmo alguém da equipe do aplicativo — que acesse os bancos de dados da empresa consiga ler na íntegra qualquer mensagem enviada por ele. E, quando você utiliza um aplicativo desses para a comunicação oficial entre parlamentares, isso acaba se tornando um problema de segurança.

Continua após a publicidade

Oficialmente, o Tchap foi lançado na última sexta-feira (19) pelo governo francês e o Diretório Interministerial de Sistemas de Informação da França (órgão responsável por todas as ferramentas digitais do governo francês) já avisou que continuará procurando por bugs e outras vulnerabilidades que podem comprometer a segurança do app.

Fonte: TechCrunch