Facebook quer ser o responsável pela recuperação de suas senhas

Por Redação | 31 de Janeiro de 2017 às 18h39
photo_camera Divulgação

Já pensou em deixar o Facebook ser o responsável pela recuperação de suas senhas de acesso para serviços e contras na internet? Pois é, a empresa de Mark Zuckerberg quer ser seu amigo neste caso.

A companhia lançou esta semana um novo recurso chamado Delegated Recovery (recuperação delegada, em inglês), pelo qual será possível criar tokens de recuperação criptografados. Com isso, caso o usuário não lembre de sua senha, ele poderá usar o login no Facebook como forma de autenticação de identidade, acessando o serviço e colocando uma nova senha, caso for necessário.

Segundo explica Brad Hill, engenheiro de segurança do Facebook, a novidade promete ser mais segura que o método tradicional, em que o usuário solicita o envio de um e-mail com o link para fazer a alteração ou recuperação de sua senha.

De acordo com Hill, o método via e-mail já está ultrapassado, e pode ser usado facilmente por hackers para acessar contas do usuário.

"Há muitas razões técnicas pelas quais os e-mails de recuperação não são tão seguros. Atualmente, a segurança dos e-mails não tem a melhor reputação. Nós precisamos de algo melhor - uma maneira de recuperar o acesso, usando identidades e serviços que você confia, independentemente de se eles estão associados com um endereço de e-mail ou um número de telefone", explicou Hill em um post no blog oficial do Facebook.

Para assegurar a segurança do novo método, a rede social garante que não consegue ler as informações armazenadas no token e que não vai compartilhar nenhum dado de identidade com sites de terceiros.

A novidade já está disponível a partir desta terça-feira (31) para usuários do Github e o plano da companhia é que diversos outros serviços passem a usar o método. A novidade, que possui código aberto, fará parte de seu programa de recompensas - ou seja, está aberto para que usuários procurem erros no sistema. Caso eles encontrem e reportem ao Facebook, a companhia os recompensará com prêmios em dinheiro.

Fonte: Facebook

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.