Estudante de 19 anos descobre falha de segurança no WhatsApp

Por Redação | 03 de Agosto de 2015 às 15h23
photo_camera Divulgação

Falhas de segurança estão cada vez mais comuns em serviços ligados à tecnologia. Essas vulnerabilidades normalmente são descobertas por empresas especializadas em segurança digital ou por algum profissional experiente no setor. No entanto, nessa regra há exceções: segundo a revista TelQuel, um estudante de apenas 19 anos descobriu uma nova falha no WhatsApp.

O erro descoberto pelo estudante marroquino permite extrair todos os contatos e o conteúdo das conversas de quem utiliza o mensageiro em iPhones. De acordo com a revista, Ahmed Lekssays, que cursa o primeiro ano de engenharia na Universidade Al Akhawayn, no Marrocos, conseguiu obter acesso aos dados utilizando um iPhone e um PC equipado com o sistema operacional Linux.

Lekssays descobriu a falha há cerca de um mês por meio de um teste chamado de "intrusão" no aplicativo. O estudante disse que já comunicou os desenvolvedores do WhatsApp sobre a vulnerabilidade. De acordo com ele, é possível ter acesso aos contatos e conversas completas mesmo em aparelhos bloqueados.

Vale ressaltar que esta não foi a primeira descoberta relevante do estudante. Lekssays também já encontrou uma falha de segurança no aplicativo para iOS do Twitter. O erro permitia que pessoas mal-intencionadas pudessem acessar contas de outros usuários. O jovem notificou o Twitter sobre o ocorrido e o problema foi resolvido pela empresa.

Via TelQuel

Fonte: http://app.folha.uol.com.br/#noticia/579658http://telquel.ma/2015/07/30/marocain-19-ans-decouvre-faille-whatsapp_1457919