Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esquecimento pelo excesso de senhas já gerou prejuízos para 90% dos brasileiros

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Julho de 2022 às 18h20

Link copiado!

Reprodução/1Password
Reprodução/1Password

Uma das dicas mais triviais de segurança da informação é o uso de diferentes senhas para diferentes locais. Porém, seguir à risca essa recomendação pode trazer um problema para os usuários de sistemas informatizados, que é o esquecimento das senhas ou a necessidade de anotá-las em locais inseguros.

Um estudo realizado pela startup de identidade digital Unico, em parceria com o Instituto Locomotivas, apontou que 90% dos brasileiros já enfrentaram problemas para acessar algum produto ou serviço por conta do uso de senhas. A impossibilidade se deu principalmente por conta de esquecimento ou impossibilidade de acesso aos serviços de recuperação de senha.

O estudo também demonstrou que 70% dos brasileiros afirmam que a necessidade de decorar diferentes credenciais para distintas contas, serviços e cadastros é algo incômodo; e que os faz frequentemente perder tempo. Entre as pessoas que dizem que perdem um tempo relevante tentando lembrar de senhas, 75% tinham idade entre 46 e 59 anos.

Continua após a publicidade

No levantamento, foram avaliadas 43 situações do dia a dia em diferentes partes da vida; as situações que envolvem o uso de credenciais ocuparam a segunda posição entre as mais burocráticas. Os serviços bancários e financeiros ficaram no topo do ranking.

Excesso de senhas também causa perda de tempo e dinheiro

77% das pessoas ouvidas disseram que já perderam tempo tentando se autenticar em algum sistema. Desses, 45% alegam que já tiveram prejuízos financeiros enquanto tentavam ou por não conseguirem acessar suas contas por problemas com senhas.

Para 84% dos brasileiros, em um mundo ideal, a necessidade de digitar senhas seria substituída por tecnologias como biometria e reconhecimento facial. Para esse público, esses mecanismos de autenticação poderiam reduzir o número de fraudes, golpes e crimes digitais.

Continua após a publicidade

De acordo com o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, o uso de senhas representa mais uma dor de cabeça do que um facilitador de acesso para grande parte dos brasileiros. “Não à toa, 85% das pessoas no Brasil adorariam viver em um mundo sem a necessidade de decorar senhas”, afirma.