Escolas britânicas criticam ferramenta de mapas do Snapchat

Por Redação | 23 de Junho de 2017 às 13h34

Desde seu anúncio, a nova ferramenta de mapas do Snapchat vem dando o que falar. E, agora, pais e professores de escolas britânicas expressaram preocupação quanto ao recurso de geolocalização do aplicativo, capaz de mostrar, em um mapa, o local exato em que vídeos e imagens foram produzidas.

O temor é com a segurança de crianças e adolescentes, com a Academia St. Peter, na cidade de Staffordshire, categorizando a função Snap Maps como um “convite para perseguidores, sequestradores, criminosos e pessoas ciumentas ou com problemas de relacionamento”. A escola taxou como extremamente perigosa sua utilização e recomendou que pais orientem os filhos a desativarem a função de localização.

Alguns dos responsáveis, entretanto, relataram dificuldades para encontrar, nas opções do app, o exato método de fazer isso. Outros relataram que, mesmo com a função desligada, as imagens e vídeos publicados pelos filhos continuavam a aparecer no mapa, acusando o Snapchat de colocar o engajamento à frente da segurança.

A empresa se defendeu afirmando que a ideia do Snap Maps era permitir que os usuários se conectassem entre si. O recurso serve, por exemplo, para permitir que amigos em comum se encontrem em um determinado lugar ou combinem encontros a partir de mensagens, vídeos e imagens postadas publicamente.

Para os educadores, entretanto, o perigo reside nesse exato mesmo formato. Ao usar o Snapchat, indivíduos mal-intencionados podem ter acesso à localização exata dos usuários, seja em casa ou em qualquer outro lugar, e pelas publicações, são capazes de saberem exatamente onde os alvos estão dentro de um prédio, por exemplo.

Mais uma vez, a companhia se defendeu, afirmando ter implementado recursos de privacidade. Além da desativação completa da geolocalização, é possível compartilhá-la apenas com contatos adicionados ou em mensagens diretas. Os pais, entretanto, apontam para o fato de que boa parte do uso do Snapchat é baseada, justamente, em desconhecidos adicionando uns aos outros.

A atualização que adiciona o Snap Map foi lançada nesta semana e já está disponível, gratuitamente, para os usuários de Android e iOS.

Fonte: BBC

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.