Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresas de segurança se unem para combater apps espiões

Por| 20 de Novembro de 2019 às 13h14

Link copiado!

Empresas de segurança se unem para combater apps espiões
Empresas de segurança se unem para combater apps espiões

Alguns dos principais desenvolvedores de softwares antivírus e de segurança estão se reunindo em uma coalização para combater os stalkerwares, aplicativos maliciosos que registram toda a utilização dos celulares em que estão instalados. A ideia é compartilhar amostras destas pragas e ampliar a detecção e bloqueio de soluções desse tipo, com foco na luta contra violência doméstica, abuso e perseguição.

A iniciativa é liderada por empresas como Avira, Kaspersky e Malwarebytes, além da G Data e da Electronic Frontier Foundation (EFF). Elas se unem a ONGs internacionais como a Rede Nacional pelo Fim da Violência Doméstica, Operation Safe Escape, Weisser Ring e NortonLifeLock no combate à prática, que costuma ser usada como uma forma de espionar parceiros, familiares, entes queridos ou pessoas de interesse, normalmente para fins escusos.

A partir desses softwares maliciosos, uma série de dados podem ser extraídos sem o conhecimento das vítimas. Os celulares podem ser rastreados por meio do GPS, por exemplo, e terem seus registros de ligações e trocas de mensagens expostos, bem como fotos e outras informações sensíveis. Mais tarde, tais informações podem ser usadas na prática de abusos e violência.

O anúncio da coalizão, inclusive, acompanha um dado triste: o Brasil é o terceiro maior país em detecções de stalkerwares, com 10,39% de todos os casos registrados no mundo pelas empresas de segurança. Nos primeiros oito meses de 2019, foram 518,2 mil casos do tipo registrados, um crescimento de 373% em relação ao mesmo período do ano passado.

Continua após a publicidade

Um dos objetivos principais, no caso das empresas de tecnologia, é garantir que os softwares de segurança sejam mais sensíveis à presença dos stalkerwares nos smartphones, tablets e outros dispositivos. O funcionamento dessas soluções não apenas deve ser impedido, como os usuários também devem ser notificados, de forma clara e precisa, sobre a presença de pragas desse tipo em seus aparelhos pessoais e o que isso pode significar.

Ao mesmo tempo, as organizações de apoio trabalham na outra frente, prestando auxílio às vítimas de violência doméstica e fornecendo dados sobre o funcionamento desses sistemas e novas instâncias de abuso que possam surgir por meio deles. Além disso, a ideia é informar sobre a forma como esse tipo de invasão acontece, já que ela normalmente envolve um acesso indiscriminado e desconhecido a dispositivos pessoais de parceiros e familiares, e de que forma as pessoas podem se proteger.

Algumas medidas já estão sendo implementadas. A Kaspersky, por exemplo, anunciou que a presença de stalkerwares e mecanismos de espionagem dará origem a um alerta de privacidade nos dispositivos com Android, informando aos usuários que algo suspeito está acontecendo. Eles poderão, então, apagar os processos ou colocá-los em quarentena, de forma a impedir o acesso aos dados.

Continua após a publicidade

O Google, por outro lado, já anunciou uma parceria com firmas de segurança para detectar pragas que estejam disponíveis na Play Store. A EFF, por sua vez, pede medidas mais drásticas, envolvendo não apenas a retirada destas soluções do ar como também o indiciamento dos desenvolvedores sob acusações de invasão de privacidade e hacking.

Fonte: Kaspersky