Publicidade

Empresa de armazenamento na nuvem expõe dados de milhares pessoas

Por| 30 de Março de 2020 às 08h20

Link copiado!

Empresa de armazenamento na nuvem expõe dados de milhares pessoas
Empresa de armazenamento na nuvem expõe dados de milhares pessoas

Uma brecha de segurança em servidores da Data Deposit Box, uma empresa canadense de cloud computing, levou à exposição de dados e credenciais de milhares pessoas de 84 países diferentes, entre empresas e usuários diretos do serviço de armazenamento. Um servidor, encontrado nos sistemas de nuvem da Amazon, trazia informações disponíveis diretamente, sem nenhum tipo de dispositivo de segurança, com direito até mesmo a nomes de usuários e senhas dispostas em texto simples.

De acordo com a vpnMentor, responsável pela descoberta, eram 270 mil arquivos que continham não apenas as credenciais de acesso dos usuários do serviço, mas também endereços de e-mail, IPs, nomes locais de computadores e informações sobre os dados armazenados pelos clientes da Data Deposit Box, como tamanho, datas de modificação e caminhos dentro do servidor. Os arquivos em si, entretanto, não foram comprometidos.

Segundo os pesquisadores Noam Rotem e Ran Locar, da vpnMentor, os arquivos encontrados datam de 2016 até os dias de hoje. O servidor desprotegido foi localizado em 25 de dezembro do ano passado, com o banco de dados sendo fechado em 6 de janeiro. De acordo com o relatório dos especialistas em segurança, não é possível saber se as informações foram acessadas por terceiros ou usadas para fins maliciosos.

Continua após a publicidade

A Data Deposit Box é uma empresa pública sediada no Canadá, mas presta serviços a usuários e companhias ao redor do mundo. Ao todo, são 350 mil usuários espalhados pelo mundo, mas não se sabe, exatamente, o número total de indivíduos afetados pela brecha. Também não foi possível apurar se brasileiros estão entre os que tiveram suas informações comprometidas.

O maior perigo, conforme apontam os especialistas, é a possibilidade de invasões e mal uso das credenciais vazadas. Elas podem permitir não apenas o acesso de terceiros às contas no serviço de cloud computing como também em outras plataformas e redes sociais, bem como redes corporativas, caso os atingidos utilizem as mesmas credenciais em mais de um deles — uma prática altamente desaconselhada.

Por isso, a principal recomendação para quem utiliza os serviços da Data Deposit Box é modificar imediatamente suas senhas, bem como aquelas utilizadas em outros serviços que compartilhem as mesmas credenciais. Vale a pena, também, ativar a autenticação em duas etapas em serviços acessados pelos e-mails comprometidos, já que eles podem ser usados por terceiros em tentativas de recuperação e invasão.

Continua após a publicidade

Ainda, a recomendação é ficar de olho em tentativas de phishing, com golpes em que criminosos tentam se passar por representantes de serviços ou até mesmo da própria companhia de cloud computing. O ideal é não clicar em links ou baixar aplicativos que cheguem por e-mail, e caso desconfie da veracidade de uma comunicação, confirme com os próprios responsáveis, por meios diretos, para ter certeza.

O Canaltech entrou em contato com a Data Deposit Box para comentar o vazamento de informações, mas a companhia não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Fonte: vpnMentor