Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

E-mail contendo "conta de celular atrasada" pode ser golpe

Por| 01 de Agosto de 2016 às 14h39

Link copiado!

E-mail contendo "conta de celular atrasada" pode ser golpe
E-mail contendo "conta de celular atrasada" pode ser golpe

Uma nova ameaça cibernética está sendo disseminada por meio de e-mails maliciosos contendo falsas mensagens de cobrança de conta de uma operadora móvel. A empresa Stity Tecnologia, responsável pela distribuição do Avast aqui no Brasil, foi quem identificou a ameaça. Os criminosos contam com a desatenção do usuário, caso ele realmente esteja com a conta em atraso, como forma de fazê-lo cair na armadilha.

O conteúdo da mensagem é como uma espécie de aviso sobre as contas não pagas, ainda oferecendo descontos no parcelamento da dívida, por exemplo. Mas, na verdade, tais ofertas sequer existem, e servem apenas para que o usuário acesse algum dos links inclusos no e-mail para baixar a "fatura" em um PDF contaminado.

O diretor da Stity Tecnologia, Marcos Rodrigues, afirma que os criminosos investem nas pessoas que possivelmente estão com as contas em atraso para roubar suas informações confidenciais, enfatizando que se não houver atenção por parte do usuário ele pode cair em uma armadilha cibernética.

Marcos Rodrigues ainda enfatiza que as empresas não costumam mandar esse tipo de e-mail sem que antes tenham entrado em contato com o cliente, propondo algum tipo de acordo. Ele orienta que estas mensagens não sejam abertas. Sempre que a empresa precisar enviar um boleto, por exemplo, o atendente responsável pelo acordo dirá quais instruções seguir, em alguns casos indicando inclusive um código de acesso.

Continua após a publicidade

Outra dica do executivo é manter sempre os computadores e aplicativos atualizados. "Os criminosos sabem que os usuários demoram para fazer as atualizações e criam todo tipo de malware capaz de explorar as brechas de segurança de qualquer software instalado no computador, no smartphone ou no tablet", disse.

Fonte: Convergência Digital