Dropbox pede que usuários alterem suas senhas após vazamento de dados

Por Redação | 26.08.2016 às 10:44

O Dropbox, um dos maiores serviços de armazenamento de dados na nuvem, está solicitando a redefinição das senhas de acessos de clientes que não fizeram nenhuma alteração nelas desde 2012. A ação parece estar relacionada com as consequências do ataque hacker ocorrido no mesmo ano ao LinkedIn. Na ocasião, cerca de 117 milhões de credenciais de usuários da rede social profissional foram expostas online. Mesmo que os dados sejam antigos, o problema é que muitas vezes as pessoas ficam anos sem alterar suas senhas e usam a mesma credencial para diversos outros serviços.

Diante disso, a equipe de inteligência do Dropbox identificou a existência de um arquivo contendo vários dados de login de usuários da plataforma de armazenamento. Aparentemente, as informações ainda são resultado do ataque à rede social ocorrido em 2012, e depois de ter passado muito tempo escondidas, estão aparecendo agora. Em um post em seu blog, o serviço acredita que até agora nenhuma conta tenha sido acessada por pessoas não autorizadas, embora, na época do ataque, a conta de um funcionário da empresa que continha um documento de um projeto com diversos e-mails cadastrados tenha sido invadida. Por causa da existência desse arquivo, a empresa está solicitando que seus usuários redefinam suas senhas caso elas não tenham sido alteradas desde 2012.

Hacker

Não é nenhuma surpresa ver a empresa reagindo dessa forma para lidar com algo dessa natureza. Enquanto um amplo pedido de redefinição de senha possa pegar mal para alguns, a medida é a melhor e mais eficaz solução de segurança para contornar o problema e garantir que o serviço permaneça seguro. Caso contrário, cada vez que os dados roubados forem liberados na internet, mais usuários ficarão comprometidos e o serviço de armazenamento de dados vulnerável.

Como redefinir sua senha do Dropbox

Se você não estiver conectado à sua conta:

  • Acesse o dropbox.com no navegador web;
  • Clique em "Acessar sua conta";
  • Clique em "Esqueceu a senha?";
  • Digite o endereço de e-mail que você usou para criar a conta;
  • Verifique sua caixa de entrada e clique no link do e-mail que você recebeu para redefinir sua senha.

Se você já estiver conectado à conta:

  • Abra o dropbox.com no navegador web;
  • Clique em seu nome na parte superior da tela;
  • Clique em "Configurações";
  • Clique na aba "Segurança";
  • Clique em "Esqueceu a senha?";
  • Digite o endereço de e-mail que você usou para criar a conta;
  • Verifique sua caixa de entrada de e-mails e clique no link do e-mail que você recebeu para redefinir sua senha.

Via: TechCrunch, Dropbox