Drone sobrevoa Maracanã e põe Força Nacional em alerta

Por Redação | 07 de Agosto de 2016 às 10h53

Os Jogos Olímpicos começaram oficialmente nesta sexta-feira (5) com uma abertura de tirar o fôlego e participação de Gisele Bündchen, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros artistas, além de um espetáculo de pirotecnia. O evento aconteceu no estádio do Maracanã, e dentre todos os acontecimentos do evento, um deles não escapou à atenção dos encarregados da segurança: um drone foi visto sobrevoando o estádio no momento da cerimônia, o que alarmou a Força Nacional de Segurança.

De acordo com relatos, o drone foi visto próximo ao portão 10 do Maracanã e foi se distanciando aos poucos, sendo acompanhado por oficiais com armas apontadas para cima.

A ordem para quando o veículo não tripulado fosse encontrado era abatê-lo. Isto porque, no mês passado, o site de consultoria especializada SITE Intelligence Group divulgou que o Estado Islâmico estaria usando o aplicativo de mensagens Telegram para incentivar, entre outras medidas, que fossem usados drones equipados com explosivos para possíveis atentados. O anúncio saiu no mesmo dia em que 10 pessoas foram presas no Brasil suspeitas de envolvimento com o grupo.

Também no Telegram, o grupo terrorista havia iniciado um canal em português para a disseminação da mensagem jihadista onde também incentivavam a ação de "lobos solitários" durante os Jogos Olímpicos, inspirados nos ataques que ocorreram em Munique, em 1972, quando 11 membros da delegação de Israel foram assassinados.

Com informações: ESPN, Extra

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.