Drone sobrevoa Maracanã e põe Força Nacional em alerta
Os Jogos Olímpicos começaram oficialmente nesta sexta-feira (5) com uma abertura de tirar o fôlego e participação de Gisele Bündchen, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros artistas, além de um espetáculo de pirotecnia. O evento aconteceu no estádio do Maracanã, e dentre todos os acontecimentos do evento, um deles não escapou à atenção dos encarregados da segurança: um drone foi visto sobrevoando o estádio no momento da cerimônia, o que alarmou a Força Nacional de Segurança.
De acordo com relatos, o drone foi visto próximo ao portão 10 do Maracanã e foi se distanciando aos poucos, sendo acompanhado por oficiais com armas apontadas para cima.
Homens do Exército procuram o drone que sobrevoou o espaço aéreo do Maracanã #Rio2016naEspn pic.twitter.com/tssE8x0lKc
— Gabriela Moreira (@gabi_moreira) 6 de agosto de 2016
A ordem para quando o veículo não tripulado fosse encontrado era abatê-lo. Isto porque, no mês passado, o site de consultoria especializada SITE Intelligence Group divulgou que o Estado Islâmico estaria usando o aplicativo de mensagens Telegram para incentivar, entre outras medidas, que fossem usados drones equipados com explosivos para possíveis atentados. O anúncio saiu no mesmo dia em que 10 pessoas foram presas no Brasil suspeitas de envolvimento com o grupo.
Também no Telegram, o grupo terrorista havia iniciado um canal em português para a disseminação da mensagem jihadista onde também incentivavam a ação de "lobos solitários" durante os Jogos Olímpicos, inspirados nos ataques que ocorreram em Munique, em 1972, quando 11 membros da delegação de Israel foram assassinados.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.