Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dispositivos streaming rastreiam histórico de visualizações, diz estudo

Por| 15 de Outubro de 2019 às 22h40

Link copiado!

Amazon (Divulgação)
Amazon (Divulgação)

Nesta terça-feira (15), pesquisadores da Universidade de Princeton e da Universidade de Chicago revelaram, por meio de um estudo, que algumas plataformas de serviços streaming estão rastreando o histórico de visualização dos usuários. Basicamente, a pesquisa se concentrou em dois dispositivos: Roku (campeão de vendas nos Estados Unidos) e Amazon Fire TV (o "Chromecast" da empresa), simplesmente porque juntos eles têm a maior participação de mercado global. Os dispositivos são OTT (Over-The-Top), o que significa que adicionam recursos inteligentes à sua TV, principalmente bibliotecas de streaming on-line.

A pesquisa descobriu que 69% dos canais no Roku rastreiam os hábitos de visualização, enquanto o Amazon Fire TV possui rastreadores em simplesmente 89% de seus canais. No Roku, o doubleclick.net, um domínio de rastreamento de propriedade do Google, é o rastreador mais dominante, aparecendo em 975 dos 1.000 canais testados. No caso da Amazon Fire TV, o rastreador dominante é o amazon-adsystem.com, exibido em 687 dos 1.000 canais testados. Outros dois domínios conectados ao Google aparecem entre os dez principais rastreadores presentes nos dois dispositivos testados.

Os pesquisadores também selecionaram cem canais aleatoriamente para descobrir se os dispositivos rastreavam os gostos de visualização de seus usuários, e perceberam isso em nove canais no Roku e 14 no Amazon Fire TV. Os responsáveis pelo estudo concluem que as contramedidas de privacidade fornecidas são ineficazes quando se trata de impedir o rastreamento. Eles recomendam que as plataformas OTT ofereçam melhores recursos de privacidade, como os oferecidos pelos navegadores modernos, incluindo a navegação privada.

Continua após a publicidade

Fonte: We Live Security