Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Diretor do FBI diz não querer criar precedente com desbloqueio do iPhone

Por| 22 de Fevereiro de 2016 às 09h11

Link copiado!

Diretor do FBI diz não querer criar precedente com desbloqueio do iPhone
Diretor do FBI diz não querer criar precedente com desbloqueio do iPhone

Com uma mensagem direta e reta publicada neste domingo (22), o diretor do FBI, James Comey, afirmou que a ideia da agência não é criar nenhum tipo de precedente com a ordem judicial que obriga a Apple a criar um backdoor no iPhone. De acordo com ele, trata-se apenas de uma questão relacionada ao massacre de San Bernardino, ocorrido no final do ano passado, e também de fazer justiça para as vítimas e seus familiares.

Por mais que os dois responsáveis pelo ataque, Syed Farook e sua esposa, Tashfeen Malik, tenham sido mortos, o desbloqueio do iPhone 5c utilizado por ele pode acabar levando à obtenção de mais informações sobre o caso e também sobre outros suspeitos de terrorismo. Ou não, afirma Comey, já que somente será possível descobrir isso com a liberação do aparelho. Sem isso, diz ele, não é possível “encarar os sobreviventes olho no olho, nem a nós mesmos no espelho”.

No que parece ser uma referência à fala de John McAfee, o diretor diz que gostaria que as pessoas parassem de pensar que “o mundo está acabando” por conta da decisão e entendam que ela é apenas uma base jurídica para que a investigação possa continuar, e não uma maneira de violar a privacidade e a segurança dos cidadãos. Mais do que isso, ele diz que a questão como um todo levanta o debate sobre privacidade contra segurança, e que o FBI está de olho na resposta da população a tudo isso.

Além disso, ele afirma que os críticos da ordem judicial subestimam o poder da agência de guardar seus próprios segredos e também a evolução da tecnologia por si só. Para Comey, mesmo que o backdoor solicitado agora vazasse e caísse em mãos erradas, o mercado por si só é rápido o bastante para que métodos de segurança e criptografia utilizados hoje se tornem obsoletos nos próximos anos, reduzindo consideravelmente o alcance de tais brechas.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a autoridade do FBI diz saber que qualquer que seja o resultado dessa disputa ela influenciará na vida dos americanos por muito tempo. E é exatamente por isso que ele espera que os cidadãos participem desse processo, levando em conta a utilização da tecnologia como facilitador da vida, mas também aspectos relacionados à segurança nacional e, principalmente, para evitar que ataques como o de San Bernardino não aconteçam mais.

O atentado ocorreu em dezembro de 2015 em um centro comunitário no estado norte-americano da Califórnia. Farook e Malik abriram fogo durante uma festa de final de ano e deixaram 14 mortos e mais de 20 feridos, além de tentarem, sem sucesso, detonar uma bomba no local. Horas depois, eles foram mortos em uma troca de tiros com a polícia enquanto tentavam fugir.

Na última semana, a justiça dos Estados Unidos ordenou que a Apple criasse, especialmente para o FBI, um método pelo qual o conteúdo do smartphone do responsável pelo atentado, um iPhone 5c, não fosse apagado após dez tentativas de senha incorretas. Assim, a agência seria capaz de utilizar um ataque de força bruta para desbloquear o celular. A Maçã se negou a atender à ordem e disse que a existência de tal ferramenta é uma grave ruptura na segurança de seus dispositivos.

Fonte: Lawfare Blog