Dia das Mães | Preste atenção nestes aspectos na compra online dos presentes

Por Felipe Demartini | Editado por Claudio Yuge | 06 de Maio de 2021 às 16h20
Canaltech/Pixabay

O Brasil se aproxima de mais um Dia das Mães em pleno isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), no domingo (9). O comércio online deve ser o principal meio de compra de presentes para as famílias. Como em todas as ocasiões desse tipo, a oportunidade também acaba soando interessante para golpistas, que se aproveitam do interesse em torno da data para roubar dados financeiros, obter informações pessoais e praticar fraudes.

Esse foi justamente o tema de um comunicado emitido pelo Serasa Experian, que alertou para uma maior incidência de golpes durante a temporada de compras. E com o aviso, vieram também algumas dicas para que os consumidores brasileiros não sejam enganados por golpistas e acabem ficando sem o dinheiro e sem o presente; além de enfrentarem mais problemas em seus dispositivos pessoais ou com o mau uso de seus dados pessoais.

Cuidado com promoções absurdas

Tentativas de golpe chegam por mensageiros como o WhatsApp, muitas vezes por contatos conhecidos, e oferecem promoções mirabolantes como isca para roubar dados dos usuários (Imagem: Unsplash/Christian Wiediger)

A principal dica está relacionada às ofertas mirabolantes, que chegam muitas vezes pelo WhatsApp ou outros mensageiros instantâneos com a promessa de descontos especiais e até produtos gratuitos. Preços muito abaixo dos praticados pelo mercado são sempre um grande sinal de que algo de errado pode estar acontecendo com os links recebidos, mesmo que eles venham de contatos conhecidos.

Vale a pena pesquisar para descobrir os valores médios dos produtos disponíveis nos grandes varejistas e, também, prestar atenção em erros de ortografia ou links para sites que não sejam os oficiais das lojas e serviços. Normalmente, tais páginas exigem cadastros e o compartilhamento de mensagens no próprio WhatsApp para que a oferta seja liberada — e este é um grande sinal de que a página, na verdade, é enganosa. Não se deixe ludibriar pelo visual, já que os criminosos são capazes de criar sites semelhantes aos oficiais; observe a URL e, novamente, a ortografia das informações em busca de algo estranho.

Por isso, o ideal é ignorar não apenas as mensagens desse tipo, mas também e-mails com links para sites enganosos. Apenas preencha informações e realize compras após ter a certeza de estar no espaço de um varejista reconhecido, algo que pode ser avaliado por meio de pesquisas online, em busca da reputação em sites de reclamação, e realize o acesso pelos domínios oficiais dos próprios varejistas.

Só faça downloads de fontes seguras

Apps maliciosos podem se esconder entre soluções legítimas e até copiar a aparência delas; antes de baixar, verifique desenvolvedores e tenha a certeza de estar baixando o softwares oficial (Imagem: Reprodução)

Da mesma maneira, é recomendado que o usuário não baixe arquivos enviados por tais meios nem instale aplicativos sem ter a certeza de estar diante de uma solução oficial. Malwares, capazes de roubar senhas e dados dos smartphones e computadores, também são uma artimanha comum dos golpistas na prática de golpes, e novamente, eles possuem ampla capacidade de copiar informações e visuais oficiais de soluções conhecidas, mas não poderão burlar endereços oficiais ou desenvolvedores nas lojas de aplicativo.

Mantenha softwares de proteção atualizados

Manter antivírus, aplicativos e sistemas operacionais atualizados ajuda a mitigar as ameaças virtuais mais frequentes (Imagem: Divulgação/Secure-D)

Por fim, vale a pena manter antivírus e outros softwares de segurança sempre atualizados e funcionando no PC e smartphone, assim como baixar updates para os sistemas operacionais e aplicativos mais utilizados. Tais medidas protegem os usuários das ameaças mais comuns, enquanto a atenção permite evitar que os clientes caiam nas restantes.

Fonte: Serasa Experian

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.