Descoberto novo método ‘’submarino’’ para roubar dados de cartões de crédito

Por Redação | 16 de Setembro de 2016 às 11h23
Divulgação

A criatividade de criminosos para roubar informações de cartões de crédito dos usuários se supera a cada dia. A descoberta mais recente de pesquisadores da Krebs Security revela que as quadrilhas estão usando skimmers, conhecidos no Brasil como "chupa-cabras", nos caixas eletrônicos em Connecticut e Pensilvânia, nos Estados Unidos, nos últimos dois meses.

Dessa vez, são usados equipamentos que funcionam como submarinos, espionando o usuário. O aparato funciona como uma espécie de "sonda" com bateria e uma unidade de armazenamento, capaz de copiar informações dos cartões e com energia o suficiente para funcionar por 14 dias e armazenar até 32 mil números de vítimas. Na maior parte dos casos, o usuário não faz a menor ideia de que está correndo risco.

O que o skimmer não é capaz de fazer, no entanto, é a coleta de PINs dos clientes dos bancos, por esta razão, a Krebs suspeita que o equipamento está sendo testado para roubos maiores de informações no futuro.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Como se proteger?

Uma das dicas da Krebs que pode contribuir para reduzir as chances de cair neste tipo de golpe é colocar a mão sobre o teclado numérico do caixa. Especialistas afirmam que o uso de botões falsos é relativamente raro, já que o hardware é caro para se produzir.

Outra orientação é de evitar caixas eletrônicos autônomos, onde a estrutura é facilmente retirável. A empresa de segurança indica que as pessoas usem caixas montados na parede e em áreas bem iluminadas.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.