Descoberto malware que replica interface de aplicativos conhecidos no Android

Por Redação | 30 de Junho de 2016 às 10h54
photo_camera Seja Livre

A empresa de segurança digital FireEye identificou um novo malware para Android que pode infectar milhares de aparelhos com o sistema operacional do Google. À medida que o tempo passa, os cibercriminosos criam novas maneiras cada vez mais sofisticadas de infectar os dispositivos móveis. Agora, eles não se limitam apenas a instalarem aplicativos maliciosos nos aparelhos, mas começam a implementar métodos para replicarem a interface de apps bem conhecidos dos usuários.

O novo malware descoberto pela empresa está conseguindo enganar diversos usuários Android, tendo em vista que replica a interface de aplicativos populares. Com isso, os atacantes se aproveitam do desconhecimento dos usuários para coletar dados que são inseridos de maneira inocente. Os aplicativos mais visados pelo malware para enganar os usuários e que facilitam a vida dos atacantes são o WhatsApp, WeChat, Viber, Facebook, Uber e Google Play Store.

A praga virtual se propaga com um simples SMS, em que a vítima recebe um link. Ao clicar no link, um arquivo é baixado, instalando o malware. A partir daí o software malicioso limita-se a avaliar as aplicações contidas no dispositivo, aguardando o momento certo para entrar em ação. Assim que uma aplicação conhecida é executada, a ameaça assume sua função, sobrepondo-se ao app original. Utilizando a interface do aplicativo, o malware começa a solicitar dados de autenticação e tenta roubar do usuário dados bancários e de cartão de crédito.

Assim que o usuário fornece os dados solicitados, eles são repassados para um servidor central para serem utilizados em roubo de dinheiro. De acordo com os pesquisadores da FireEye, na Dinamarca um único link foi acessado mais de 130 mil vezes, provando que o método ainda é eficaz para os golpistas virtuais.

À medida que esses ataques evoluem, os sistemas utilizados pelas aplicações para se protegerem ficam defasadas cada vez mais rápido. A recomendação para se proteger desse tipo de ataque é sempre ficar alerta com mensagens desconhecidas e muito chamativas, que estimulam a clicar em um link suspeito. Outra dica bastante importante para proteger seu aparelho é sempre fazer a instalação de aplicativos da Play Store, loja oficial para aparelhos Android.

Via Pplware

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.