Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Alerta: criminosos aproveitam lançamento de Cyberpunk 2077 para aplicar golpes

Por| 09 de Dezembro de 2020 às 20h20

Link copiado!

CD Projekt RED
CD Projekt RED
Tudo sobre Kaspersky

Após inúmeros adiamentos e meses de agonia, o tão aguardado Cyberpunk 2077, novo jogo do estúdio polonês CD Projekt Red, será lançado nesta quinta-feira (10). Porém, segundo especialistas da Kaspersky, já existem mais de 3 mil ameaças utilizando o iminente lançamento da obra como mote para enganar internautas e roubar dados pessoais — como sempre, são os criminosos cibernéticos se aproveitando de eventos de relevância.

Segundo os pesquisadores, a maioria dos golpes envolve uma página falsa que promete conceder acesso gratuito e antecipado ao título, mas, para isso, é necessário que a vítima preencha um formulário informando seu endereço de e-mail e número de telefone. O internauta recebe então uma suposta chave de acesso, mas ela é inútil — ao ser inserida na página maliciosa, ela informa que é preciso ter um arquivo DLL para executar o game.

O procedimento para obter tal arquivo é — adivinhem — o preenchimento de outro formulário, que pede informações ainda mais pessoais. Por fim, não importa o que o internauta faça: o acesso, obviamente, jamais será liberado. Os estelionatários, por outro lado, recolhem dados valiosos dos gamers que poderão ser usados posteriormente em campanhas de phishing mais elaboradas sobre este e outros jogos populares.

Continua após a publicidade

“O criminoso sabe que há um desejo do jogador por um jogo e usa isso para criar um ataque para roubar informações valiosas das vítimas. Porém ao cair no golpe, é a experiência do jogador que é impactada, e a desenvolvedora do jogo acaba tendo que lidar com algo que não tem controle”, explica Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.

A companhia ressalta a importância de desconfiar de “ofertas tentadoras” e só adquirir games de fornecedores confiáveis — além de, é claro, ter uma solução de segurança instalada em seu computador para ser notificado caso acabe acessando uma página fraudulenta. “Por isso é que pedimos a todos os jogadores: esperem o lançamento oficial e baixem o jogo de fontes confiáveis. Esta é o melhor jeito de aproveitar a diversão de forma segura”, complementa o executivo.

Fonte: Kaspersky