Cuidado! Novo golpe está extorquindo quem acessa sites adultos

Por Jessica Pinheiro | 13 de Julho de 2018 às 12h54

Golpes vêm e vão todos os dias, e as vítimas são diversas. Agora, a nova pegadinha envolve usuários que acessam sites com conteúdo pornográfico, e, embora não pareça exatamente uma novidade, essa ação está dando o que falar pela forma convincente com que está pegando as pessoas.

O golpe começa com a vítima recebendo e-mails alegando que o golpista sabe as senhas pessoais do destinatário, e que, com isso, foi possível instalar um malware em seu computador. Os golpistas também afirmam que capturaram um vídeo do usuário quando este estava assistindo a vídeos adultos; e negociam para não vazar uma suposta gravação naquele momento de intimidade, por assim dizer, exigindo uma quantia generosa em bitcoins.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A boa nova é que todo esse discurso é um blefe: os golpistas não possuem vídeos algum e tampouco instalaram algo nos computadores das vítimas. Por outro lado, é necessário ficar alerta, pois os invasores que entram em contato com esse tipo de e-mail realmente podem saber a senha do destinatário, conseguindo a informação por meio de violações de dados.

De acordo com o SeGuru, os cibercriminosos estão descobrindo credenciais de contas vazadas por violações de dados de empresas e usando essas informações para entrar em contato com a vítima. Nas mensagens, os alvos dos golpes inclusive conseguem ver senhas que estão usando ou já usaram no passado, o que acrescenta legitimidade aos e-mails.

Vale aqui, a máxima de sempre: resete suas senhas e reforce-as da melhor maneira que conseguir.

Fonte: Bleeping Computer

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.