Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criptografia: seus dados precisam de mais que isso

Por| 16 de Fevereiro de 2016 às 12h38

Link copiado!

Criptografia: seus dados precisam de mais que isso
Criptografia: seus dados precisam de mais que isso

Por Cleber Marques*

Muitos experts veem a criptografia como uma importante tecnologia para prevenir a perda de dados, mas as violações continuam acontecendo e avançando, mesmo com a evolução da criptografia.

A criptografia é uma importante linha de defesa na proteção dos ativos corporativos. Imagine, por exemplo, que um ataque à rede é bem-sucedido e o hacker consegue chegar aos dados corporativos. Uma boa ferramenta de analytics pode até ser capaz de alertar quanto ao incidente, permitindo que a equipe de segurança tome ações de remediação. Porém, a presença de criptografia pode fazer toda a diferença nas medidas tomadas posteriormente.

Basta quantificar os riscos para entender o valor da criptografia em uma estratégia de segurança. A utilidade dos dados é o que determina o nível de risco de uma organização. Quando os dados estão criptografados, os riscos de uma violação são minimizados porque a utilidade dos dados também é reduzida.

Continua após a publicidade

A criptografia é uma ótima proteção contra invasores que tentam ter acesso aos dados e é a última linha de defesa quando uma violação ocorre. Porém, a criptografia sozinha não é o suficiente e isso pode induzir a uma falsa sensação de segurança entre aqueles que dependem dela.

As organizações implementam diversas camadas de proteção aos seus ativos, isso inclui defesas físicas e ativos de inteligência que emitem alertas de incidentes. A criptografia não é uma defesa física, mas, sim, um mecanismo de defesa básico que serve para bloquear o acesso a itens de valor. No entanto, como qualquer recurso básico, a criptografia não é infalível, ela pode ser minada e está sujeita a erros. Chaves de criptografia, por exemplo, podem ser perdidas, roubadas ou até expostas.

Além disso, existe a falsa sensação de que não há com o que se preocupar porque está “tudo criptografado”. No entanto, a maioria dos dados criptografados não estão criptografados em algum ponto de seu ciclo de uso e os ciber criminosos são ótimos em encontrar essas brechas.

Identificação de ameaças em tempo real

Continua após a publicidade

As ferramentas de analytics são capazes de identificar ataques precocemente por meio do reconhecimento de padrões anômalos em tempo real. O que diferencia o campo de analytics do campo de defesas básicas, como defesas físicas, firewalls e criptografia, é que o analytics é focado na busca por ações incomuns e ameaças que conseguem passar pelas defesas básicas.

A criptografia e outras abordagens de defesa básicas vão continuar tendo seu lugar na estratégia de segurança, porém, a criptografia não é capaz de prevenir sozinha que os hackers roubem dados.

É importante que as empresas consigam ir além das defesas básicas e melhorar a postura em segurança com ferramentas eficientes de inteligência. Ao adicionar técnicas de analytics à segurança da informação, as empresas podem complementar e fechar as lacunas deixadas pela criptografia, detectando ataques em tempo real.

*Cleber Marques é diretor da KSecurity.