Criptografe seu pendrive e proteja seus dados de pessoas mal intencionadas

Por Sérgio Oliveira

Segurança, privacidade e proteção de dados são assuntos extremamente importantes atualmente. De olho nesses três aspectos da vida digital dos usuários foi que surgiram serviços como Dropbox, OneDrive e iCloud, que armazenam dados na nuvem de maneira segura.

Apesar desses serviços estarem amplamente difundidos sobretudo entre os entusiastas e mais aficionados por tecnologia, um número muito grande de pessoas ainda carrega dados e informações pessoais importantes em pendrives para cima e para baixo. Não há como negar que esses dispositivos são muito práticos e facilitam a vida de qualquer pessoa, contudo, se pararmos para pensar um pouco, se eles forem perdidos ou roubados podem trazer uma baita dor de cabeça para seus donos.

E é justamente com esse pensamento na cabeça que devemos adotar práticas que minem a ação de pessoas mal intencionadas de forma a garantir a segurança e privacidade dos dados armazenados nos pendrives. Nesse ensejo, criptografar o pendrive surge como uma das opções mais eficazes que existe na atualidade. E sabe o que é mais interessante? É que dá para fazer isso com o BitLocker, uma ferramenta nativa do Windows que passa o cadeado em dispositivos de armazenamento em massa, protegendo-os contra bisbilhoteiros, cibercriminosos e pessoas mal intencionadas.

Aprenda a criptografar o seu pendrive ou HD externo com o BitLocker nesse passo a passo agora mesmo.

Passo 1

Antes de tudo, plugue o seu pendrive no seu computador. Aguarde que ele seja reconhecido pelo Windows e, na sequência, acesse o Painel de Controle do sistema operacional.

No Windows 8, isso pode ser feito tanto pressionando a tecla "Windows" no seu teclado e logo depois digitando "Painel de Controle" quanto clicando com o botão direito do mouse sobre o botão do menu Iniciar e depois selecionando "Painel de Controle".

Antes de tudo, acesse o Painel de Controle do seu computador Windows

Antes de tudo, acesse o Painel de Controle do seu computador Windows (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

No Windows 7, isso pode ser feito simplesmente clicando no menu Iniciar e depois selecionando "Painel de Controle".

Passo 2

Com o Painel de Controle aberto, procure pela seção "Sistema e Segurança" e clique sobre ela. Na tela que abrir, busque pela seção "Criptografia de Unidade de Disco BitLocker" e clique nela.

No Painel de Controle, acesse a seção

No Painel de Controle, acesse a seção "Sistema e Segurança" e procure pela opção referente ao BitLocker (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Esta tela exibe todas as unidades de armazenamento conectadas ao seu computador, quer elas sejam internas, quer sejam externas. Procure pela unidade do seu pendrive ou HD externo conectado (na imagem, a unidade F:) e clique em "Ligar BitLocker" logo ao lado dele.

Localize o seu pendrive e ative o BitLocker para ele clicando em

Localize o seu pendrive e ative o BitLocker para ele clicando em "Ligar BitLocker" (imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 4

Aguarde alguns instantes enquanto o BitLocker vasculha o seu pendrive. Na sequência, uma janela aparecerá pedindo para que você escolha como deseja criptografar o seu pendrive. Marque a opção "Usar uma senha para desbloquear a unidade" e atribua uma senha forte para proteger o dispositivo os dados armazenados nele.

Defina a senha de criptografação da sua unidade de armazenamento. Lembre-se que é importante que ela contenha letras, números e caracteres especiais para dificultar sua quebra

Defina a senha de criptografia da sua unidade de armazenamento. Lembre-se que é importante que ela contenha letras, números e caracteres especiais para dificultar sua quebra (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Ao término, clique no botão "Avançar" na parte inferior da janela.

Passo 5

Nesta nova tela, o BitLocker pede pra que você escolha uma forma de armazenar a chave de recuperação que será usada caso você esqueça da senha criada na tela anterior.

Ao todo, são três opções: salvar a chave de recuperação na sua conta Microsoft, em um arquivo ou imprimi-la. Selecione a que você acredita ser a melhor opção para você e clique em "Avançar".

Caso você venha a se esquecer da senha, poderá recorrer à chave de recuperação para reavê-la. Para isso, selecione a forma como deseja armazenar essa chave.

Caso você venha a se esquecer da senha, poderá recorrer à chave de recuperação para reavê-la. Para isso, selecione a forma como deseja armazenar essa chave (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 6

Caso o pendrive ou HD externo já possua algum arquivo armazenado nele, o BitLocker perguntará se você deseja proteger apenas os arquivos que já estão lá ou a unidade inteira.

Caso a sua unidade já possua algum dado armazenado, você poderá escolher por criptografar apenas os arquivos ou a unidade inteira

Caso a sua unidade já possua algum dado armazenado, você poderá escolher por criptografar apenas os arquivos ou a unidade inteira (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

A primeira opção é interessante principalmente se você está emprestando o pendrive com algum dado sensível a um amigo e quer que só ele tenha acesso a esses arquivos. Além disso, este método é mais rápido.

A segunda opção é interessante para quem usa o pendrive intensivamente, fazendo dele uma extensão do HD do computador e carregando-o para cima e para baixo. Neste processo, o tempo para criptografar a unidade é superior.

Passo 7

Ao fim do processo, certifique-se que não há nenhum arquivo do pendrive aberto no Windows e dê início ao processo de criptografia clicando em "Iniciar Criptografia".

Finalmente, feche todos os arquivos armazenados no pendrive e dê início ao processo de criptografia

Finalmente, feche todos os arquivos armazenados no pendrive e dê início ao processo de criptografia (imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 8

Agora o seu pendrive começará a ser criptografado pelo BitLocker. O processo pode levar de alguns a vários minutos, dependendo única e exclusivamente do tamanho da unidade que está sendo criptografada. Ao término, clique no botão "Fechar" que aparece na tela.

Ao final do processo, apenas clique em

Ao final do processo, apenas clique em "Fechar" e pronto, seu pendrive estará protegido dos olhos curiosos dos bisbilhoteiros e dos mal intencionados (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, agora sempre que você for acessar os arquivos deste pendrive, será solicitado que você forneça a senha de criptografia. Sem ela, ninguém poderá acessar os seus arquivos e informações pessoais armazenados lá. Logo, eles estarão seguros e fora do alcance de pessoas mal intencionadas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.