Companhia britânica cria código de segurança com emojis

Por Redação | 16 de Junho de 2015 às 17h46
photo_camera Foto: Reprodução

Para fugir do tradicional na hora de criar senhas para desbloquear o smartphone, uma companhia britânica inventou uma nova medida de segurança que dispensa o tradicional código de quatro números, o PIN, por emojis.

A Intelligent Environments diz que a sequência de símbolos, chamada de "tecnologia de segurança emoji" é fácil de lembrar, oferece uma segurança maior e, claro, é mais divertida do que o uso de números.

Segundo uma pesquisa realizada pela companhia, um terço das 13 mil pessoas entrevistadas diz já ter esquecido os seus códigos PIN e 64% dos jovens se comunicam regularmente apenas usando emojis. Então, eles acreditam que misturar o bloqueio e desbloqueio com os emojis parece ser uma solução lógica.

"O esquecimento de senhas acontece pois o cérebro não funciona digital ou verbalmente. Ele funciona de maneira imaginária. Imagens são a maneira principal de lembrar qualquer coisa que você deseja lembrar", diz o especialista em memória Tony Buzan.

O serviço oferece 44 emojis, que são capazes de gerar 3.498.308 permutações, fazendo com que esta medida seja 480 vezes mais segura que os códigos padrão, que geram apenas 7.290.

As pessoas que estão por trás do desenvolvimento da nova tecnologia recomendam que os usuários criem histórias que os ajudem a lembrar da sequência. A companhia ainda planeja conversar com bancos sobre a possibilidade da implementação da tecnologia.

O professor e especialista em cibersegurança, Alan Woodward, aprovou o sistema e disse que a tecnologia pode dificultar a ação de hackers, pois seria necessário um maior número de ciclos para descobrir o código. Porém, ele acredita ainda faria mais sentido usar autenticação de dois fatores.

The world's first Emoji passcode from Intelligent Environments on Vimeo.

Fonte: Mashable

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.