Publicidade

Como identificar alertas falsos de vírus e malwares

Por| 01 de Fevereiro de 2016 às 12h16

Link copiado!

Como identificar alertas falsos de vírus e malwares
Como identificar alertas falsos de vírus e malwares

Você está acessando páginas da web quando, de repente, um aviso de que a sua máquina está infectada por vírus aparece. Sua primeira reação é ver se o antivírus está ativo e, confirmando que está tudo certo, qual é o próximo passo? Verificar se tudo não se passa de uma fraude. Atualmente, é bem comum que alarmes falsos de computador infectado tentem fazer você instalar programas em sua máquina, portanto é preciso ficar atento.

São algumas as formas que pessoas mal-intencionadas encontram para fazer você cair nessa. E o pior é que tudo soa muito verossímil, muitas vezes levando os mais incautos a clicarem em botões para baixar e instalar programas desnecessários e que algumas vezes até vão impregnar a máquina de softwares danosos.

Confira algumas das práticas mais comuns para tentar enganar quem usa a internet.

Pop-ups no navegador

Continua após a publicidade

Um dos métodos mais comuns é o de pop-ups no navegador. Você está navegando, clica em algo e, de repente, um aviso aparece na tela dizendo que a sua máquina está repleta de vírus ou qualquer coisa do gênero. O importante nesses casos é lembrar do aplicativo que você tem instalado em sua máquina para detectar este tipo de coisa.

Pop-ups às vezes enganam. (Foto: Reprodução/Spyware Help Center)

O antivírus não vai emitir uma pop-up de navegador, ou seja, quando aparecer algo assim, desconfie. Normalmente, tudo isso não passa de propaganda disfarçada querendo capturar o seu clique, então fique de olho. É bom lembrar também que normalmente elas escondem bem o local onde fica o botão “x”, aquele que fecha a tal janela. Uma boa olhada antes de sair clicando também ajuda.

Continua após a publicidade

Banner de propaganda

Se você já entrou em algum site perigoso, provavelmente já viu aquela tela de aviso padrão dos navegadores. Elas informam que a página a seguir é perigosa e, então, talvez fosse melhor você dar um passo para trás, mas dizem também que é possível seguir adiante caso você saiba o que está fazendo. Mas alguns banners de propaganda podem replicar tais características (ou usar de outras estratégias semelhantes) para tentar ganhar o seu clique, então, fique atento.

Cuidado com banners de propaganda. (Foto: Reprodução/Stay Protected)

Continua após a publicidade

Aqui, uma dica importante é se lembrar que essas páginas jamais vão sugerir a instalação de algum mecanismo antimalware ou então oferecer um scanner para vasculhar seu computador em busca das porcarias. Por fim, os alarmes falsos vão sempre apelar para o absurdo, querendo chamar a sua atenção com imagens que piscam e frases de efeito. Avalie tudo isso e, é claro, não clique.

Falsas notificações do sistema

Talvez um dos métodos mais perigosos, as notificações falsas podem pegar muita gente desprevenida. Isso porque elas aparecem justamente onde as notificações reais de problemas são exibidas, contribuindo para pegar os desavisados. De qualquer maneira, vale a pena ficar atento a alguns pontos.

Continua após a publicidade

Notificações falsas são um problema. (Foto: Reprodução/2Viruses)

Se você usa Windows 8 ou 10, lembre-se que o sistema adotou um sistema de notificações que surgem em um bloco na lateral da tela, abandonado as notificações em forma de balão. Além disso, fique atento também ao texto escrito na mensagem (se ele está mal escrito, se faz sentido, se está no idioma utilizado pelo seu programa antivírus etc.), pois isso também pode ajudar a detectar um aviso fake.

Conhecer bem a ferramenta antivírus e antimalware que você usa é um bom antídoto neste caso. Isso porque saber como ela emite as suas notificações (normalmente isso ocorre em janelas personalizadas com a marca do programa) também colabora para evitar maiores problemas.

Identifiquei um alerta falso: e agora?

Continua após a publicidade

Se você identificou um alerta falso, há algumas coisas que podem ser feitas. A primeira de todas é saber de onde ele vem — se de uma página da web ou de algum programa instalado em seu computador. Encerre as páginas da web que podem ter causado o problema e verifique se ele se repete.

Em caso de persistência, vasculhe as extensões instaladas em sua máquina. Apesar da curadoria das lojas de add-ons, ainda é possível que alguma coisa passe pelo pente fino, então é provável que alguma extensão recém-adicionada ao seu browser seja a causa do problema. Procure desativá-la e veja o resultado.

Se tudo ainda permanecer, é bem provável que o problema esteja em algum programa instalado em seu computador. Tente se lembrar se você não instalou recentemente algum aplicativo via instalador de páginas de download ou então se o instalador do próprio programa não pode ter incluído algo em sua máquina. Uma boa olhada na seção de "Adicionar e remover programas do Windows" pode ajudar.

Depois de tudo isso (e independentemente dos resultados encontrados), o ideal é fazer um escaneamento completo de seu computador com um programa antivírus. Recorrer a alguns extras, como antispyware e antiadware, também é uma solução interessante para garantir que tudo voltará a ficar dentro dos conformes.