Publicidade

Chromebook agora tem ferramentas de controle parental com estatísticas

Por| 14 de Dezembro de 2018 às 10h11

Link copiado!

Chromebook agora tem ferramentas de controle parental com estatísticas
Chromebook agora tem ferramentas de controle parental com estatísticas

A Google está atualizando as ferramentas para o Chromebook voltadas ao gerenciamento de uso. Isso porque uma das principais reclamações dos usuários é de que não é possível limitar o que crianças podem fazer com o aparelho. Por conta disso, a própria empresa atualizou as configurações do aparelho para oferecer mais ferramentas de controle parental.

Como uma plataforma barata, não é raro que pais optem por este aparelho para estudo dos filhos, ou mesmo deixe na mão dos pequenos nos intervalos de trabalho. Contudo, exatamente por ser uma plataforma barata, a Google também não fornecia muitas configurações de segurança nesse sentido.

Agora, é possível que pais restrinjam o uso. A primeira das novas ferramentas deixa que eles criem um usuário para os filhos e, com isso, uma lista apenas dos sites que podem ser visitados. Isso pode dar trabalho, já que a plataforma funciona por inclusão e não exclusão. Ou seja, é preciso informar um a um quais sites eles podem visitar.

A Google também levou para o Chromebook a plataforma Family Time do Android. Com ela, é possível colocar um limite no horário em que uma criança pode ficar na frente do computador, sendo que o próprio sistema pode se desligar sozinho, ou apenas enviar avisos para que o usuário termine o que está fazendo.

Continua após a publicidade

Outra parte interessante desta plataforma é que a proposta é não só restringir o que uma criança pode ver na internet, mas também devolver um pequeno estudo de comportamento. Assim, o sistema também pode mostrar em quais sites ou apps o pequeno passou mais tempo. Ou seja, nada de dizer que está fazendo o dever de casa e ficar no joguinho ou YouTube.

Como grande parte da criançada hoje sabe muito bem como burlar as regras, há, sim, uma forma de desligar este mecanismo. Contudo, os pais podem linkar a conta dos filhos à sua, e toda vez que eles tentarem desligar o limitador, os pais são notificados. Ainda, para fazer o pequeno pensar duas vezes se realmente quer fazer isso, toda vez que tentar retirar o limitador, vai receber uma notificação de que seus pais saberão disso. É a pedagogia do medo funcionando a todo vapor aqui.

Até então, sem ferramentas do próprio sistema, muitos dos usuários apostavam em apps que poderiam ter a mesma função no Chromebook.

Fonte: Engadget