Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome deve sincronizar autenticação em duas etapas entre celular e computador

Por| 14 de Agosto de 2020 às 11h16

Link copiado!

Deepanker Verma/Pixabay
Deepanker Verma/Pixabay

A autenticação em duas etapas é um recurso que se tornou essencial para todo usuário de internet, adicionando uma camada a mais de segurança às contas e impedindo que o vazamento de credenciais resulte em comprometimento. Muita gente, porém, considera esse necessário passo extra um incômodo, o que levou o Google a desenvolver um sistema de cópia automática de códigos recebidos por mensagem, que pode chegar, em breve, também às versões desktop do Chrome.

O recurso diminui a quantidade de etapas necessárias para login pela leitura automática dos SMSs recebidos. Quando o sistema identifica um código numérico ligado à autenticação em duas etapas, ele é copiado e colado automaticamente no site que o está pedindo, agilizando o processo e evitando que o usuário tenha que sair da aplicação, acessar outra e depois retornar. No Android, já funciona, e o iOS também possui um sistema semelhante.

Agora, a ideia é que o mesmo funcione também entre celulares e computadores. Pelo menos, é o que indica a aparição do recurso em uma versão preliminar do navegador Chrome, a Canary. Apesar de possui o botão de ativação, a novidade ainda não funciona efetivamente, mas segundo o Google, funcionará de forma a integrar smartphones com Android e computadores com Windows, Linux, macOS e Chrome OS.

Continua após a publicidade

A ideia mais básica é que a conta do Google será utilizada para sincronizar o conteúdo da área de transferência entre o smartphone e os outros dispositivos conectados — algo que, também, explica porque o recurso não deve funcionar, também, em celulares com iOS. Além disso, restam dúvidas quanto ao compartilhamento de dados e uma eventual colagem automática das informações copiadas a partir de uma área de transferência compartilhada.

São dúvidas para as quais o Google não deu uma resposta já que, como sempre, a empresa não comenta sobre recursos em desenvolvimento. Não dá para imaginar, também, quando, nem se, a novidade dará as caras, já que, como dito, ela não está funcionando ainda, mas pode ganhar novas atualizações em versões posteriores do Canary, antes de chegar ao Chrome.

Fonte: Techtsp