China e EUA fecham acordo de cooperação em cibersegurança

Por Redação | 03 de Dezembro de 2015 às 16h45

Duas das principais nações tecnológicas, China e Estados Unidos fecharam um acordo para cooperação em cibersegurança. O tema tem causado grande tensão entre os dois países nos últimos anos, visto que ambas as nações já sofreram acusações de espionagem. O acordo enfatiza orientações sobre o compartilhamento de informações de segurança, prática de exercícios de cibersegurança, criação de uma linha direta para discutir tais assuntos e mais diálogo sobre roubo de segredos comerciais.

O clima entre os dois países no setor de segurança nem sempre foi dos melhores. Em 2010, o Google acusou diretamente hackers chineses de roubarem diversas informações de propriedade intelectual. Há tempos, especialistas em segurança têm argumentado que a China autorizou a invasão de governos e empresas em países ocidentais.

Já em maio de 2014, o clima entre os dois países ficou mais tenso. Foi quando o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou membros do People's Liberation Army de roubarem diversos segredos de companhias comerciais norte-americanas. Tal acusação foi a primeira ação penal realizada pelos Estados Unidos relacionada a suspeita de hacking patrocinado por algum governo. Por outro lado, o governo chinês negou veementemente as acusações realizadas pelos Estados Unidos. Além disso, a China já acusou os norte-americanos de rodar operações de invasão de rede no país asiático.

A cooperação cibernética ocorreu após uma reunião realizada na capital dos Estados Unidos, Washington. No ano que vem, representantes importantes dos dois países devem se reunir na cidade de Beijing, na China.

Via PC World

Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2015/12/03/eua-e-china-dao-os-primeiros-passos-em-acordo-sobre-ciberseguranca/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.