China desenvolve caixas eletrônicos com reconhecimento facial

Por Redação | 01 de Junho de 2015 às 13h00

Engenheiros chineses revelaram a criação de um sistema de reconhecimento facial destinado a caixas eletrônicos que irá possibilitar que os usuários retirem dinheiro somente se o seu rosto corresponder às suas identificações.

A tecnologia foi desenvolvida pela Universidade de Tsinghua em conjunto com a empresa de segurança para transações financeiras Tzekwan Technology, situada em Hangzhou. O protótipo criado possui uma câmera instalada que capta as características faciais de uma pessoa e, em seguida, realiza uma identificação junto a um banco de dados com fotos de identificação de seu rosto.

Os desenvolvedores do projeto afirmaram que a tecnologia utiliza recursos biológicos para identificação e que o sistema pode identificar pessoas mesmo que suas características faciais mudem.

Reconhecimento facial

De acordo com o presidente da empresa de segurança, Gu Zikun, o reconhecimento facial irá reduzir delitos cometidos por meio de caixas eletrônicos, visto que as máquinas também serão capazes de registrar o número de série de cada nota depositada, facilitando a identificação de clientes que depositarem dinheiro falso.

O presidente da companhia também afirmou que as máquinas deverão estar em breve no mercado, embora não tenha deixado claro quem irá cuidar da fabricação e desenvolvimento de unidades e quem irá armazenar os dados faciais dos usuários. Zikun declarou ainda que pela primeira vez um sistema deste gênero será fabricado totalmente na China, sem depender de tecnologia estrangeira.

Companhias de outros países como os Estados Unidos já realizaram testes com caixas automáticos que utilizam o sistema de reconhecimento digital e facial para identificar usuários. No entanto, ainda há dúvidas sobre sua viabilidade.

Fonte: China.org.cn

Fonte: http://hardware.slashdot.org/story/15/05/31/2115203/china-unveils-worlds-first-facial-recognition-atm?utm_source=rss1.0mainlinkanon&utm_medium=feed

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.